segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Patrulha da Montanha

Patrulha da Montanha (Kekexili, China / Hong Kong, 2004) – Nota 8
Direção – Chuan Lu
Elenco – Zhang Lei, Duobuji, Lianq Qi, Xueying Zhao, Zhanlin Ma.

Em 1996, o jornalista Ga Yu (Zhang Lei) é enviado para as montanhas Kekexili no Tibet com o objetivo de escrever um artigo sobre a Patrulha da Montanha liderada por Ri Tai (Duobuji). Este sujeito comanda um grupo de homens que patrulha a vasta região em busca dos caçadores que estão matando antílopes para vender as valiosas peles. Para escrever o artigo, Ga Yu acompanha uma missão com Ri Tai e seus homens, sem saber que estava iniciando uma perigosa e violenta jornada por uma região praticamente desabitada. 

Com uma fotografia belíssima que explora as paisagens naturais das montanhas no Tibet, este longa é baseado numa história real sobre a matança de antílopes, situação que levou a espécie próxima da extinção. 

A direção de Chuan Lu é perfeita na parte técnica e ainda apresenta uma narrativa que parece ser lenta, mas que na verdade conta a história de forma concisa, sem apelar para cenas grandiosas ou de ação. 

Mesmo com simplicidade, algumas sequências são marcantes, como o encontro das ossadas dos antílopes, a da areia movediça e ainda as situações em que Ri Tai precisar tomar decisões que podem significar a morte de pessoas. 

Por sinal, a interpretação do ator Duobuji como Ri Tai é ótima, ele constrói ao mesmo tempo um sujeito firme que toma decisões duras, mas que no fundo sente remorso, inclusive por ações contra seus inimigos. 

O resultado é um ótimo exemplar do cinema chinês que rende uma história triste e real.

3 comentários:

renatocinema disse...

Belo 2013.......com muito cinema para todos nós.


Abraços

Unknown disse...

Não conhecia esse filme, mas gostei da dica. Sou fã do cinema oriental. Vou procurar para assistir. Abraço.

Hugo disse...

Renato - Valeu, um ótimo 2013 também.

Celo - É um filme pouco conhecido que descobri agora também.

Abraço