quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Furyo - Em Nome da Honra

Furyo – Em Nome da Honra (Merry Christmas Mr. Lawrence, Inglaterra / Japão, 1983) – Nota 7,5
Direção – Nagisa Oshima
Elenco – David Bowie, Tom Conti, Ryuichi Sakamoto, Takeshi Kitano, Jack Thompson.

Durante a Segunda Guerra Mundial, num campo de prisioneiros mantidos pelos japoneses, o capitão Yonoy (o músico Ryuichi Sakamoto) comanda o local com mão de ferro. Ele tenta a todo custo conseguir informações de um capitão inglês (Jack Thompson), que se cala mesmo com ameaça de violência. No meio deste conflito está o coronel Lawrence (Tom Conti), sujeito culto que fala japonês e tenta manter o mínimo de controle ao tratar com Yonoy e principalmente com o sargento Hara (Takeshi Kitano), com quem ele cria uma certo laço de amizade. 

Esta situação aparentemente sobre controle muda quando chega ao local o major Jack Celliers (o cantor David Bowie), que foi capturado pelos japoneses. Celliers é um sujeito orgulhoso que se nega a aceitar ordens de Yonoy em virtude de ter uma patente mais alta, o que causa retaliação por parte do japonês. Para complicar, o ódio demonstrado por Yonoy esconde uma fascinação pela figura rebelde de Celliers. 

O diretor japonês Nagisa Oshima que faleceu recentemente, ficou conhecido mundialmente pelo polêmico “Império dos Sentidos”. Aqui deixa o explícito de lado para mostrar um jogo de emoções reprimidas, onde o ódio esconde a atração proibida, além de fazer um paralelo com as diferenças culturais entre orientais e ocidentais, fato que pode unir ou separar, dependendo do pensamento dos envolvidos. 

O longa é um diferente drama que tem a guerra apenas como pano de fundo, o ponto principal é a relação de poder entre os personagens. 

2 comentários:

Nani disse...

Caramba, David Bowie! Porque existem tanto filmes interessantes no mundo? Você sempre traz à luz os filmes mais improváveis. Parabéns!

Hugo disse...

Nani - A lista é enorme. Eu sempre tento assistir filmes dos mais variados possíveis.

Obrigado!