sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Filmes B com Duplas Policiais

Dois Policiais em Apuros (Running Scared, EUA, 1986) – Nota 6
Direção – Peter Hyams
Elenco – Gregory Hines, Billy Crystal, Steven Bauer, Darlanne Fluegel, Joe Pantoliano, Jimmy Smits, Dan Hedaya, Jon Gries, Tracy Reed.

A dupla de policiais Ray (o falecido Gregory Hines) e Danny (Billy Crystal) após muito trabalho conseguem prender o traficante Julio Gonzales (Jimmy Smits). A dupla sai de férias para Key West na Flórida, onde pretendem se aposentar em breve, porém ao saber que o traficante pagou fiança, eles voltam para Chicago atrás do sujeito. 

Este fio de história é apenas um detalhe para as boas cenas de ação, com destaque para a perseguição de carro nos trilhos do metrô, intercaladas com diálogos engraçadinhos entre os protagonistas e algumas cenas descartáveis na Flórida. 

O filme foi claramente inspirado no sucesso de “Um Tira da Pesada”, mas mesmo sendo divertido é inferior ao quase clássico com Eddie Murphy. 

As Duas Faces da Lei (Gang Related, EUA, 1996) – Nota 6
Direção – Jim Kouf
Elenco – James Belushi, Tupac Shakur, Lela Rochon, Dennis Quaid, James Earl Jones, David Paymer, Wendy Crewson, Gary Cole, Terrence T. C. Carson, Brad Greenquist, James Handy, Kool Moe Dee.

Dois policiais corruptos, Da Vinci e Rodriguez (James Belushi e Tupac Shakur) ganham um dinheiro extra negociando drogas e em seguida matando os traficantes. Em um destes golpes eles matam um policial disfarçado e tentam encobrir o crime utilizando o testemunho falso de uma stripper (Lela Rochon), amante de Da Vinci e ainda incriminam um morador de rua (Dennis Quaid) que sequer lembra o próprio nome. 

Com um premissa interessante, o filme dá a impressão que poderia deslanchar para um bom drama policial, porém o roteiro confuso desperdiça bons atores como Quaid, James Earl Jones e David Paymer em papéis mal delineados e na relação entre os dois policiais e seus contatos de rua. Em alguns momentos a história parece pender para a comédia, mas logo a trama fica séria e termina em tragédia. Infelizmente o diretor e roteirista Jim Kouf, que escreveu o roteiro do bom “Tocaia”,  não soube conduzir a trama e desperdiçou o bom elenco em um filme que poderia ser muito melhor.  

Tiras Especiais (Number One with a Bullet, EUA, 1987) – Nota 4
Direção – Jack Smight
Elenco – Robert Carradine, Billy Dee Williams, Valerie Bertinelli, Peter Graves, Doris Roberts, Mykelti Williamson, Bobby DiCicco, Jon Gries.

Os detetives Barzak e Hazeltine (Robert Carradine e Billy Dee Williams) não conseguem proteger uma testemunha crucial num caso de tráfico de drogas que acaba assassinada. Barzak acredita que alguém dentro da polícia está ligado ao assassinato, ao mesmo tempo em que passa por um crise pessoal ao tentar reatar seu casamento. Além disso, a dupla é pressionada pelo capitão de polícia (Peter Graves da série original “Missão Impossível”) para resolver o caso. 

Longa policial com cara de série de tv, com uma trama repleta de clichês, cenas de ação fracas e uma dupla de canastrões. Robert Carradine (irmão de David e Keith e filho de John Carradine) é o menos talentoso da família, enquanto Bily Dee Williams teve uma breve fama pelo seu papel em “O Império Contra Ataca” e “O Retorno de Jedi”, mas não emplacou na carreira.  

Dupla Selvagem (The Wild Pair, EUA, 1987) – Nota 5
Direção – Beau Bridges
Elenco – Beau Bridges, Bubba Smith, Lloyd Bridges, Gary Lockwood, Raymond St. Jacques, Danny De La Paz, Lela Rochon.

Um agente do FBI (Beau Bridges) e um policial da narcóticos (Bubba Smith) se unem para investigar um grupo que prega a segregação racial. Este longa policial foi a estreia na direção do ator Beau Bridges, o irmão menos talentoso de Jeff Bridges e tem como ponto principal algumas cenas de violência e a boa química entre Beau e o recentemente falecido Bubba Smith, conhecido pelo papel na série de filmes “Loucademia de Polícia”. A curiosidade é o vilão ser interpretado pelo pai de Beau, o também já falecido Lloyd Bridges.

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Não vi nenhum desses filmes b, para não dizer trashs, mas até que eu gosto dos filmes de James Belushi. Abraços...

Hugo disse...

Gilberto - James Belushi tem alguns bons trabalhos, inclusive em seriados.

Abraço