quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Crime Delicado

Crime Delicado (Brasil, 2005) – Nota 5,5
Direção – Beto Brant
Elenco – Marco Ricca, Lilian Taublib, Maria Manoella, Felipe Ehrenberg, Cláudio Assis, Zé Carlos Machado, Marcelia Cartaxo, Matheus Nachtergaele, Adriano Stuart.

O crítico teatral Antonio Martins (Marco Ricca) é um sujeito solitário com fama de implacável nas suas análises. Numa certa noite, Antonio troca olhares com Inês (Lilian Taublib) em um bar e logo se aproximam, conversam um pouco e ela o convida para ir a sua casa. Antonio se surpreende quando percebe que a garota é deficiente e anda com auxílio de muletas. A surpresa fica ainda maior quando descobre que Inês tem uma perna mecânica e que ela trabalha como modelo para um pintor (Felipe Ehrenberg) especialista em quadros eróticos. 

Poucas vezes no cinema um diretor deu uma guinada tão grande na carreira. Brant fez fama com três longas policiais muito bons, começando com “Os Matadores”, passando por “Ação Entre Amigos” e chegando ao “O Invasor”, porém aqui deixou de lado o ritmo dos filmes anteriores para criar um trabalho quase contemplativo, que mistura teatro e artes plásticas com cinema. 

Foi uma escolha ousada que agradou boa parte da crítica especializada, mas não foi bem aceito pelo público. É um filme que parece ter sido produzido especificamente para um público que gosta de arte, já que na primeira parte são mostradas partes de peças teatrais clássicas e num segundo momento a história é dedicada ao trabalho do pintor com a modelo, situação artística com forte conteúdo sexual. 

O destaque vai para a participação da atriz Lilian Taublib, não por sua interpretação, mas por realmente ser uma deficiente física num papel de destaque, fato extremamente incomum no cinema. 

É um filme quase experimental, daqueles trabalhos pessoais de diretor, situação que na maioria das vezes resulta num longa ignorado pelo público.    

5 comentários:

renatocinema disse...

MUUUUUITO OBRIGADO.

NÃO SABIA, MESMO, QUE ESSE FILME ERA DO BETO BRANT.....DIRETOR QUE ADORO.

VOU BUSCAR URGENTE.

Gilberto Carlos disse...

Confesso que não é o filme de Brant que eu mais gosto.

Gonga disse...

o melhor do filme será o poester, :)

Rodrigo Mendes disse...

Brant só faz filmes bons!

Abs.

Hugo disse...

Renato - Também gosto do trabalho de Beto Brant, mas este filme é pretensioso.

Gilberto - Penso igual a você.

Gonga - O cartaz é sugestivo.

Rodrigo - Como citei, não entrei no clima deste filme.

Abraço