segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Vida Útil

A Vida Útil (La Vida Útil, Uruguai / Espanha, 2010) – Nota 7,5
Direção – Federico Veiroj
Elenco – Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril, Paola Venditto.

Jorge (Jorge Jellinek) trabalha há vinte e cinco anos na Cinemateca de Montevidéo, capital do Uruguai. Hoje o local sofre com a falta de público e de dinheiro. As dívidas se acumulam, o diretor Martinez (Manuel Martinez Carril) não tem iniciativa para buscar soluções e a Fundação que apoiava o local desiste do projeto por ele não ser lucrativo. A princípio, Jorge encara a tristeza pelo fim daquilo que é a parte importante de sua vida, mas logo percebe que o amor ao cinema pode ajudá-lo, até mesmo para conquistar a professora de direito Paola (Paola Venditto). 

Este drama com pouco mais de uma hora de duração é uma bela homenagem do diretor uruguaio Federico Veiroj ao cinema de arte e ao mesmo tempo uma constatação da mudança de gosto do público, fato que está levando ao fim salas no estilo da Cinemateca do filme. 

Filmado em preto e branco ao estilo dos clássicos antigos, utilizando ainda a música em momentos cruciais e criando diálogos onde são citados longas como “Alexander Nevsky” e “Cidadão Kane”, além de uma curiosa análise do personagem Martinez sobre os críticos de cinema, o resultado é indispensável para o cinéfilo que gosta de filmes de todos os tempos.

2 comentários:

renatocinema disse...

Parece uma bela opção. Preciso conhecer mais do cinema desse país.

Hugo disse...

Renato - Também conheço pouco do cinema uruguaio. Nos últimos tempos assisti este longa e outro também interessante chamado "O Banheiro do Papa".

Abraço