terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Wallander

Wallander (Wallander, Inglaterra, 2008, 2010 e 2012)
Elenco - Kenneth Branagh, Sarah Smart, Richard McCabe, Jeany Spark, Sadie Shimmin, Tom Hiddleston, David Warner.

Baseado em livros do escritor sueco Henning Mankell, esta série inglesa é um nova versão de uma série sueca que rendeu vinte e sete episódios.

Aqui foram produzidos nove episódios de uma hora e meia cada, sendo divididos em três temporadas exibidas pela BBC em 2008, 2010 e 2012.

A história tem como protagonista o detetive Kurt Wallander (Kenneth Branagh), que vive na pequena cidade de Ystad na Suécia, onde precisa lidar com complexos casos de assassinatos. Wallander passa por uma fase pessoal difícil. Sua esposa o abandonou para viver com outro homem, seu relacionamento com a filha (Jeany Spark) é complicado, assim como a relação com o pai (David Warner), um pintor excêntrico que sofre de Alzheimer.

Mesmo sendo uma produção inglesa, esta versão é toda filmada no interior da Suécia, utilizando como cenários as belas paisagens do país, como as praias desertas, bosques e as casas de campo em meio a estradas isoladas.

Os roteiros são bem elaborados, prendem a atenção não somente pelas investigações, mas também pelas questões pessoais do protagonista, que é um sujeito que tem dificuldades em demonstrar seuss sentimentos, ao mesmo tempo em que se envolve emocionalmente com os casos que investiga.

A narrativa é até certo ponto lenta, o que se casa perfeitamente com o ritmo de vida do local. Não esperem cenas de ação, mesmo com algumas trocas de tiros e mortes violentas, o ponto principal é o drama que envolve os crimes.

A série tem ainda bons coadjuvantes interpretando detetives que trabalham com Wallander, como a doce Anne-Britt (Sarah Smart) e o rival Magnus Martinsson (Tom Hiddleston), que tem papéis importantes nos episódios.

Ainda não tive oportunidade de conferir a série original, mas se for do mesmo nível desta versão inglesa, com certeza é uma ótima diversão.

Nenhum comentário: