quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Uma Ponte Longe Demais

Uma Ponte Longe Demais (A Bridge Too Far, EUA, 1977) – Nota 8
Direção – Richard Attenborough
Elenco – Dirk Bogarde, James Caan, Michael Caine, Sean Connery, Robert Redford, Elliott Gould, Laurence Olivier, Ryan O’Neal, Liv Ullmann, Edward Fox, Gene Hackman, Anthony Hopkins, Maximilian Schell, Hardy Kruger, Denholm Elliott.

No final de 1944, após a invasão da Normandia, os aliados tentaram dar o golpe final para vencer a 2º Guerra Mundial através de um plano ousado. A estratégia era enviar paraquedistas além das linhas inimigas para estes dominarem algumas pontes na Holanda que eram fundamentais para os alemães transportarem armas, combustível e alimentos para seus soldados. A estratégia fracassou em parte, primeiro porque não fez com a Alemanha se rendesse naquele momento e principalmente pelo grande número de soldados que morreram na ação. 

O filme de Richard Attenborgou (que se consagraria cinco anos depois com “Ghandi”) dificilmente é listado entre os melhores de guerra já realizados, porém entre virtudes e defeitos resulta num ótimo filme, principalmente na parte técnica, com cenas de ação grandiosas e muito bem filmadas. 

O roteiro é simples, sem surpresas e tenta dividir a importância dos personagens na trama, que tem um elenco recheado de astros. Caan, Connery, Caine, Gould, Redford, Olivier, Hackman e O’Neill estavam no auge do carreira e protagonizaram vários grandes filmes na época, o que nos dias de hoje praticamente inviabilizaria um projeto ousado e caro como este. 

A sessão vale para quem gosta do gênero e principalmente de filmes longos, a duração deste clássico é de quase três horas.

4 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Concordo que o filme não é nenhuma obra-prima, mas ver todos esses actores desfilar no mesmo filme é um prazer.

Emerson disse...

Não é um dos meus filmes de guerra favoritos, porém a cena dos paraquedas e a cena final são muito boas. Abraço!!!

Gilberto Carlos disse...

Com certeza um grande desfile de astros. Vou confessar: não gosto de filmes grandes...

Hugo disse...

Narrador - O elenco é sensacional.

Emerson - Algumas sequências de ação são muito boas.

Gilberto - Nem todos gostam de filmes longos repleto de personagens.

Abraço