quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Outland - Comando Titânio & O Som do Trovão


Outland – Comando Titânio (Outland, EUA, 1981) – Nota 7
Direção – Peter Hyams
Elenco – Sean Connery, Peter Boyle, Frances Sternhagen, James B. Sikking, Clarke Peters, Steven Berkoff, Kika Markham, John Ratzenberger.

No futuro, uma corporação colonizou Jupiter e um dos seus satélites foi transformado em campo de mineração. Quando mortes começam a ocorrer, um novo xerife (Sean Connery) é enviado ao local e rapidamente entre em conflito com o responsável pela mineração (Peter Boyle), que na verdade faz contrabando de uma poderosa droga. 

Esta interessante ficção utiliza uma história típica de western, em parte do clássico “Matar ou Morrer”, para criar uma trama onde um sujeito precisa enfrentar bandidos sem apoio algum da população, inclusive sendo obrigado a aguardar a chegada dos que seriam seus assassinos. A diferença aqui é que o roteiro do diretor Peter Hyams transportou a trama para o espaço, aproveitando o gênero ficção que estava em alta na época, ao contrário do western. 

No geral é um bom filme que prende a atenção com um montagem ágil e ainda cria boas cenas de ação interpretadas com competência por Sean Connery. 

O Som do Trovão (A Sound of Thunder, EUA / Alemanha / República Tcheca, 2005) – Nota 5,5
Direção – Peter Hyams
Elenco – Edward Burns, Catherine McCormack, Ben Kingsley, Jemina Rooper, David Oyeyowo, Jeike Makatsch.

Em 2055, os milionários podem gastar seu dinheiro viajando no tempo para caçar dinossauros. A lei é nunca trazer algo do passado, seja objeto ou animal, além disso o animal a ser caçado deve estar prestes a morrer, para que o fato não altere o ecossistema. Durante uma caçada liderada por Travis (Edward Burns), alguém resolve não cumprir a regra e altera drasticamente o presente. Travis é obrigado a retornar ao passado para tentar descobrir o que foi modificado durante a caçada. 

Esta produção baseada num conto de Ray Bradbury foi extremamente confusa e resultou num grande fracasso que afundou a carreira do diretor Peter Hyams, que por sinal já não vinha bem. O filme foi rodado em 2002, porém a produtora que bancava o longa faliu e a Warner não gostou da montagem final. O projeto foi engavetado e acabou lançado apenas em 2005, onde rendeu menos de dois milhões após ter custado cinquenta e dois. 

O fracasso é explicado pelas falhas no roteiro, os efeitos especiais fracos e o elenco ruim, inclusive o ótimo Ben Kingsley que parece apenas cumprir seu papel por obrigação.  

3 comentários:

renatocinema disse...

Trabalha em locadora quando assistir Som do Trovão....a boa notícia? não paguei pela locação. kkk

Gilberto Carlos disse...

Peter Hyams sempre me passou a impressão de ser um diretor trash. Será que é preconceito?

Hugo disse...

Renato - Que sorte...rs

Gilberto - Ele fez alguns bons filmes como "Capricórnio Um" e "Mais Forte que o Ódio", mas sua carreira apenas razoável e sem brilho.

Abraço