segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Os Fantasmas Contra Atacam & O Grinch


Os Fantasmas Contra Atacam (Scrooged, EUA, 1988) – Nota 7
Direção – Richard Donner
Elenco – Bill Murray, Karen Allen, Bobcat Goldwaith, John Glover, John Forsythe, Carol Kane, Robert Mitchum, David Johansen, Michael J. Pollard, Alfre Woodard.

O executivo de tv Frank Cross (Bill Murray) é um sujeito arrogante, ranzinza e que odeia o Natal. Ele trata pessimamente seus funcionários que preparam um especial de tv para a véspera do Natal. Para surpresa de Frank, o fantasma do seu falecido sócio Lew (John Forsythe) aparece e o avisa para mudar suas atitudes, caso contrário terá um final de vida extremamente infeliz. Lew diz ainda que na noite de Natal, Frank receberá a visita de três fantasmas, o do seu passado, do presente e do futuro. 

O diretor Richard Donner se baseou livremente no conto de Charles Dickens e transportou o personagem Scrooge para os dias atuais, onde o sujeito sofre nas mãos dos fantasmas que mostram toda sua vida. O fantasma do passado é representando por um maluco motorista de taxi (David Johansen), o do presente é uma fada (Carol Kane) e o do futuro uma espécie de monstro que encarna a morte. O resultado é divertido com uma boa mensagem no final. 

Como curiosidade, o sucesso de “Os Caça-Fantasmas” e a presença de Bill Murray nos dois filmes, fez com que a distribuidora brasileira traduzisse o título para confundir o público e muitos acabaram acreditando que o longa seria um continuação do filme citado.

O Grinch (How the Grinch Stole Christmas, EUA, 2000) – Nota 6,5
Direção – Ron Howard
Elenco – Jim Carrey, Taylor Momsen, Jeffrey Tambor, Christine Baranski, Bill Irwin, Molly Shannon, Clint Howard, Anthony Hopkins.

Num povoado onde todos adoram o Natal, o Grinch (Jim Carrey) é uma criatura que odeia a data e vive isolado nas montanhas em virtude de um trauma do passado. Quando a garotinha Cindy (Taylor Momsen) o encontra, ela que também não entende o porquê da agitação do Natal, acaba convidando a criatura para passar a data no povoado, porém a decisão causará um novo problema. 

Baseado no livro do Dr. Seuss, este longa narrado por Anthony Hopkins, tem a direção de Ron Howard que alterou alguns pontos da história para agradar também aos adultos, o que resultou num divertido passatempo todas as idades, principalmente pela direção de arte que lembra os filmes de Tim Burton e também pela presença carismática de Jim Carrey debaixo de uma maquiagem pesada. 

2 comentários:

disse...

Embora sejam dois filmes bacanas para o Natal, ainda prefiro o de Bill Murray, que em minha opinião é um comediante superior a Jim Carrey.
Abraços e Feliz Natal!

Amanda Aouad disse...

Também gosto mais de Os Fantasmas Contra-Atacam, a forma como ele utiliza a metalinguagem é bem interessante, com algumas cenas bobas, outras muito divertidas, e adoro a cena final.

P.S. Não sabia que as pessoas tinham confundido com uma continuação dos Caça-Fantasma, hehe.

bjs