terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Menino Maluquinho

Menino Maluquinho (Brasil, 2004) – Nota 6
Direção – Helvecio Ratton
Elenco – Samuel Costa, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Luiz Carlos Arutin, Hilda Rebello, Vera Holtz, Tonico Pereira, Othon Bastos.

No final dos anos sessenta, Maluquinho (Samuel Costa) é um garoto que vive com os pais (Patrícia Pillar e Roberto Bomtempo) e divide seu tempo entre a escola e as brincadeiras com os amigos de sua rua. Extremamente esperto, Maluquinho inventa brincadeiras e apronta traquinagens inofensivas com todos. Em contrapartida terá de lidar com problemas como a separação dos pais e a morte do avô (Luiz Carlos Arutin). 

Baseado no famoso personagem do cartunista Ziraldo, esta adaptação para o cinema rendeu um longa que tem como pontos positivos a alegria do menino Samuel Costa no papel título e principalmente a homenagem a uma época bem diferente da atual, quando as crianças brincavam nas ruas sem medo de violência, não existiam videogames ou computadores e brincadeiras como jogo de pião, taco e amarelinha divertiam a garotada. 

Ziraldo nasceu em Caratinga, interior de Minas e com certeza utilizou sua memórias infância para criar o personagem. 

O resultado é um longa simples voltado para as crianças. 

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Realmente é uma homenagem a infância mais ingênua, na rua, com alegria. Mais mérito do personagem de Ziraldo que do filme, mas é um filme simpático mesmo.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

Aluguei muito a "fita"

Hugo disse...

Amanda - Sem dúvida, o personagem é melhor que o filme.

Marcelo - A criançada dos anos noventa adorava o filme.

Abraço