quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lanterna Verde

Lanterna Verde (Green Lantern, EUA, 2011) – Nota 5
Direção – Martin Campbell
Elenco – Ryan Reynolds, Blake Lively, Peter Sarsgaard, Mark Strong, Tim Robbins, Jay O. Sanders, Taika Waititi, Angela Bassett, Mike Doyle, Jon Tenney, Temuera Morrison.

No planeta Oa vivem os guardiões do espaço chamados de Lanterna Verde. Quando um inimigo conhecido como Parallax escapa e começa a matar os guardiões e destruir planetas, um dos seus alvos é Abin Sur (Temuera Morrison), que foge ferido e chega à Terra. Abin Sur usa um anel que deverá escolher um novo guardião quando da sua morte. O anel acaba escolhendo o piloto de caças Hal Jordan (Ryan Reynolds), um sujeito rebelde e ao mesmo tempo inseguro em virtude de não ter superado a morte do pai (Jon Tenney), que também era piloto. 

Meu conhecimento sobre o universo do personagem Lanterna Verde se resume a participação no antigo desenho “Super Amigos”, ou seja, não tenho como analisar se a adaptação foi fiel ou não aos quadrinhos, porém como cinema o filme é ruim, com certeza um dos piores bancados pela DC Comics. A impressão é que a única preocupação foi com a parte técnica, principalmente no quesito de mostrar o planeta Oa, deixando de lado história e personagens. 

O roteiro além de ser totalmente clichê tem furos absurdos. A família do personagem principal desaparece da trama após uma festa, o herói aparece numa determinado situação sem explicação alguma, como se adivinhasse o local da ação, além do péssimo desenvolvimento dos personagens. 

A princípio Ryan Reynolds parecia ser o cara certo para o herói rebelde e um pouco arrogante, papel comum em sua carreira, porém aqui sua apatia e falta de expressão são claras. A presença de Blake Lively é apenas um enfeite de beleza e até o bom ator Tim Robbins entra numa fria em um papel ruim. 

É estranha a direção preguiçosa de Martin Campbell, que fez ótimo “007 Cassino Royale” e aqui parece interessado apenas na grana que ganhou para comandar o longa. Para completar, ainda temos o inevitável gancho no final para quem sabe uma continuação. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com você, o filme é uma porcaria, mas uma porcaria da DC.

Porcaria da Marvel fica para a Elektra ou o quarteto fantástico hehehehehe

Amanda Aouad disse...

É, acho que foi o pior filme de super herói dos últimos tempos...

bjs

Hugo disse...

Anônimo - Agradeço pela correção. Como citei no texto, não sou fã de quadrinhos, por isso a confusão entre DC e Marvel.

Amanda - Foi um desperdício.

Abraço

Gilberto Carlos disse...

Lanterna verde foi muito criticado, mas eu gostei mais dele do que do Capitão América e até de Os vingadores.

Hugo disse...

Gilberto - Eu ainda não assisti "Os Vingadores" para comparar.

Abraço