sábado, 15 de dezembro de 2012

Elefante

Elefante (Elephant, EUA, 2003) – Nota 7,5
Direção – Gus Van Sant
Elenco – Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell, Jordan Taylor, Alicia Miles, Timothy Bottoms, Matt Malloy.

A nova tragédia ocorrida ontem em uma escola em Connecticut, onde um desajustado matou vinte e seis pessoas, sendo vinte crianças, rapidamente trouxe a mente o documentário “Tiros em Columbine” e este “Elefante”. 

As duas produções são inspiradas no massacre de Columbine, sendo que o documentário tentava buscar respostas para a ação dos adolescentes assassinos, enquanto o longa de Gus Van Sant procurava mostrar um retrato da violência psicológica que as crianças e jovens sofrem nas escolas americanas, situações vistas como normais pela sociedade daquele país, que muitas vezes trata o bullyng como um rito de passagem, esquecendo que as marcas psicológicas podem doer ainda mais que as físicas, além de serem estopins para ação de desajustados. 

Van Sant não se preocupa em apresentar didaticamente os personagens ou uma trama, ele mostra pequenas situações num colégio do subúrbio de Portland no Oregon, onde dois garotos (Alex Frost e Eric Deulen) se preparam para atacar o local com armamento pesado. Entre as situações mostradas vemos o embate entre os atletas e os nerds, a panelinha das garotas que procuram segregar aquelas que não se encaixam no padrão e o pior, as vistas grossas de professores e da diretoria que se tornam coniventes com um verdadeiro caldeirão de conflitos. 

Os papéis são interpretados por jovens da região, muitos deles utilizando o próprio nome. Os poucos rostos conhecidos são os coadjuvantes vividos pelos veteranos Matt Malloy e Timothy Bottoms. 

O filme resulta numa crítica a sociedade americana, que parece ainda não ter percebido que além da facilidade em comprar armas no país, o problema também está na forma como os jovens são pressionados dentro dos colégios, situação que nem todos tem estrutura para suportar.

2 comentários:

Victor Ramos (Jerome) disse...

Lamentável o que aconteceu. Lamentável.

Também aconteceu comigo de Tiros em Columbine aparecer em mente.

Quando a Elefante, ainda não vi.

Abração!!

Hugo disse...

Victor - Este longa é outra visão deste tipo de tragédia.

Abraço