quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Como Água Para Chocolate

Como Água Para Chocolate (Como Agua Para Chocolate, México, 1992) – Nota 8
Direção – Alfonso Arau
Elenco – Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Regina Torné, Mario Ivan Martinez, Ada Carrasco, Yareli Arizmendi, Claudette Maillé.

No início do século passado durante a Revolução Mexicana, a jovem Tita (Lumi Cavazos) é a mais nova de três irmãs, que por uma tradição familiar, sua mãe (Regina Torné) exige que a garota não se case para cuidar dela até morrer. Quando o jovem Pedro (Marco Leonardi) pede a mão de Tita em casamento, a mãe oferece sua outra filha, Rosaura (Yareli Arizmendi). Pedro aceita a proposta com o objetivo de ficar perto de Tita, mesmo que seja casado com a irmã. A tristeza de Tita pela situação faz com que ela direcione seu amor para os deliciosos pratos mexicanos que prepara para a família e assim tenta manter viva sua ligação com Pedro. 

Baseado no livro de Laura Esquivel, este drama romântico utiliza toques surrealistas para contar uma complicada de história de amor passada numa época e num local onde a sociedade obrigava a mulher a ser submissa. A localização da trama nesse contexto social é um dos pontos principais para se aceitar a história, que brinca ainda com o absurdo em algumas cenas, como na sequência inicial do choro no parto da mãe da Tita ou a emoção que consome os personagens após uma refeição preparada por Tita, principalmente sua irmã Gertrudis (Claudette Maillé). 

Quanto ao elenco, o destaque é a sensível interpretação de Lumi Cavazos, que acerta o tom nos momentos emotivos e principalmente no amadurecimento da personagem durante o filme. Por outro lado, seu parceiro, o italiano Marco Leonardi é o ponto fraco, tanto no personagem que se mostra apático no contexto da trama, como na interpretação sem emoção alguma do ator. 

O filme fez muito sucesso na época e deixou a impressão de que o ator mexicano Alfonso Arau tinha potencial para se tornar um grande diretor, porém seus trabalhos posteriores foram apenas razoáveis. 

Como curiosidades, na época Arau era casado com a escritora Laura Esquivel, o que facilitou a adaptação do livro e além disso, sua decisão de dirigir em muito foi por causa do estigma que carregou na carreira de ator durante os anos que dividiu seus trabalhos entre o México e Holywood. Nos filmes americanos Arau recebia convites apenas para papéis de bandido, ele teve participações em séries como “Gunsmoke”, “Bonanza” e “Miami Vice”, além de filmes como “Tudo Por Uma Esmeralda” e “Os Três Amigos”. Após este trabalho como diretor, Arau abandonou a carreira de ator em Hollywood.

3 comentários:

Gonga disse...

Grande filmes este, bastante romantico e com um pouco de erotismo à mistura.

Amanda Aouad disse...

Uma história bem contada, que nos encanta por toda sua construção técnica. Mas, dá raiva da apatia de Pedro em vários momentos.

bjs

Hugo disse...

Gonga - É um belo filme.

Amanda - O personagem é muito fraco, assim como o ator.

Abraço