domingo, 23 de dezembro de 2012

Com Amor, Liza & Incrível Obsessão


Com Amor, Liza (Love Liza, Alemanha / EUA / França, 2002) – Nota 6,5
Direção – Todd Louiso
Elenco – Philip Seymour Hoffman, Kathy Bates, J. D. Walsh, Stephen Tobolowsky, Sarah Koskoff

O webdesigner Wilson Joel (Philip Seymour Hoffman) fica perdido após o suicídio da esposa. Sem entender o porquê, Joel não tem coragem de abrir a carta que a esposa deixou. Esta situação complicada faz com que Joel deixe de lado amigos e trabalho, além de começar um inusitado vício de cheirar gasolina, combustível que ele também utiliza no aeromodelismo, outra fato novo em sua vida. O único laço que Joel consegue manter é com a sogra (Kathy Bates), que faz de tudo para que ele abra a carta e descubra qual mensagem a esposa deixou. 

Este curioso drama independente foi a estreia na direção do ator Todd Louiso, figura conhecida por participações em seriados de tv e que teve como papel mais conhecido o de amigo de John Cusack e Jack Black em “Alta Fidelidade”. Aqui ele conta uma história extremamente triste, sobre como uma tragédia afeta a vida das pessoas, tendo como ponto principal a atuação de Hoffman como o sujeito que após perder a esposa parece vagar angustiado pelo mundo, como se estivesse totalmente dopado. 

Não é uma história fácil e a estranha narrativa também pode não agradar a todos, mas vale a sessão para quem gosta de personagens que sofrem pela perda de um amor. 

Incrível Obsessão (Owning Mahowny, Canadá, 2007) – Nota 7
Direção – Richard Kwietniowski
Elenco – Philip Seymour Hoffman, Minnie Driver, John Hurt, Maury Chaykin, Ian Tracey, K. C. Collins, Sonja Smits.

Dan Mahowny (Philip Seymour Hoffman) é um gerente de banco considerado funcionário de confiança pelos superiores. Aparentemente uma pessoa correta e reservada, na verdade Dan é viciado em apostas. Quando sua situação financeira afunda, a compulsão de Dan o faz desviar dinheiro do banco para apostar, o que a princípio não gera consequência alguma, mas aos poucos o faz entrar num buraco sem saída. 

Este pouco conhecido longa é baseado na história real de umas da maiores fraudes bancárias da história do Canadá e tem na interpretação de Hoffman o ponto principal. Ele cria um personagem que aparenta ser ingênuo e solitário, mas na verdade esconde sua compulsão por trás desta máscara. 

É um filme pequeno, simples e com uma solução triste, porém esperada.

3 comentários:

renatocinema disse...

Com amor, Liza.....me atraiu.

Não sou fã de histórias fáceis. Adoro a tensão, a força e a vida de um filme que sai do óbvio.

abraços

Marcos Rosa disse...

Suicídio não é um tema fácil. Deve ser um filme interessante.
Feliz Natal!

__
http://algunsfilmes.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Renato - É um filme triste.

Marcos - Feliz Natal também!

Abraço