quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Atração Perigosa

Atração Perigosa (The Town, EUA, 2010) – Nota 8
Direção – Ben Affleck
Elenco – Ben Affleck, Rebecca Hall, Jon Hamm, Jeremy Renner, Blake Lively, Slaine, Owen Burke, Titus Welliver, Pete Postlethwaithe, Chris Cooper.

Os letreiros iniciais citam que o bairro de Charlestown em Boston é o local onde mais surgem assaltantes de banco nos Estados Unidos. No final, um letreiro semelhante cita que o roteiro não estava generalizando, porém ao mesmo tempo confirma a má fama do local. Esta curiosa informação é o ponto de partida para construção de um dos melhores filmes policiais dos últimos anos. 

Logo de início, quatro assaltantes utilizando máscaras de caveiras invadem um banco durante a chegada de um carro forte, roubam todo o dinheiro e ainda levam a gerente Claire (Rebecca Hall) como refém. A garota é abandonada intacta na beira do mar. 

O bando é liderado por Doug McRay (Ben Affeck), tendo como parceiros seu violento amigo James Coughlin (Jeremy Renner), o ladrão de carros Gloansy (Slaine) e o especialista em alarmes Desmond (Owen Burke). 

A situação fica complicada com a entrada do FBI na investigação e principalmente por que Doug se envolve com Claire, sem que ela saiba que ele liderou o assalto e a tomou como refém. 

O roteiro do próprio Ben Affleck em parceria com Peter Craig e Aaron Stockard não apresenta grandes surpresas, mas cria uma narrativa envolvente numa história que lembra uma caçada de gato e rato entre o personagem de Affleck e o agente do FBI interpretado por Jon Hamm. O roteiro ainda apresenta detalhes interessantes do passado do protagonista e enfoca como o ambiente influencia a escolha e o destino das pessoas. 

Além disso, vale destacar a forte atuação de Jeremy Renner e as pequenas mas importantes participações de Chris Cooper como o pai de Affleck e de Pete Postlethwaithe como um bandido conhecido como “o Florista”. Por sinal, o ator que faleceu pouco tempo depois já estava bastante abatido por causa da doença. 

O resultado é um ótimo longa que confirma o talento de Affleck na direção e no roteiro, sendo que neste segundo item ele já venceu o Oscar por “Gênio Indomável” em parceria com Matt Damon. 

5 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Esse filme foi uma surpresa. Apesar do título nacional meio clichê, o filme é bem legal. Não esperava tanto dele quando assisti.

abraço

renatocinema disse...

Gostei do filme.


Porém, fiquei com certa sensação de frustação......tantos foram os elogios.

Achei nota 7, enquanto todos deram de 8 para cima.

abraços

www.renatocinema.blogspot.com.br

Unknown disse...

Preciso assistir esse filme urgentemente! Vi apenas um trecho um dia destes e gostei bastante. Mas pelo que tudo indica é um ótimo filme.

Abraço.

Hugo disse...

Marcelo - O título nacional não é dos melhores, mas o filme vale a sessão.

Renato - A construção da história é muito bem feita, além das cenas de ação. É um filme que está acima da maioria dos longas policiais dos últimos anos.

Déh - É ótimo, principalmente para quem gosta do gênero policial.

Abraço

O Narrador Subjectivo disse...

Não tem grandes surpresas, mas é realmente um filme muito sólido do Ben Affleck.

http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/