sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pat Garrett & Billy the Kid

Pat Garrett & Billy the Kid (Pat Garrett & Billy the Kid, EUA, 1973) – Nota 8
Direção – Sam Peckinpah
Elenco – James Coburn, Kris Kristofferson, Bob Dylan, Richard Jaeckel, Jason Robards, Katy Jurado, Chill Wills, Barry Sullivan, R. G. Armstrong, Luke Askew, John Beck, Matt Clark, Jack Elam, Emilio Fernandez, L. Q. Jones, Slim Pickens, Charles Martin Smith, Harry Dean Stanton, Rutanya Alda, Elisha Cook Jr, Dub Taylor.

Quando este longa foi produzido, o gênero western estava em decadência. Uma nova geração de cineastas (Coppola, Arthur Penn, Scorsese, entre outros) liderava as bilheterias com filmes urbanos e temáticas realistas. O diretor Sam Peckinpah que cinco anos antes havia comandado um dos últimos grandes westerns, o clássico “Meu Ódio Será Sua Herança”, resolveu voltar ao gênero num misto de homenagem e encerramento. Lógico que outros grandes westerns foram produzidos depois, porém de forma esporádica. 

Peckinpah escolheu escalar dois personagens míticos do western, o bandido Billy the Kid (Kris Kristofferson) e o xerife Pat Garrett (James Coburn), porém diferente dos clássicos que apresentavam duelos que envolviam até a honra, cavalgadas filmadas em planos abertos e música eletrizante, aqui ele mostra um oeste em fase de mudança, onde os velhos tempos em que homens duros decidiam suas vidas à bala estavam acabando e agora a lei se fazia presente. 

Este conflito é marcado pelos personagens principais que eram grandes amigos, mas a chegada dos novos tempos fez com que Pat Garrett mudasse de lado e se tornasse inimigo de Billy the Kid, que por seu lado não aceitava as mudanças que estavam por vir. Esta situação fica clara no desconforto que Garrett sente ao perseguir seu amigo, ele sabe que precisa cumprir seu papel de xerife, mas no fundo entende que se matar Billy estará matando um parte de si próprio. 

Outro ponto interessante é a escolha de Bob Dylan, seu papel é quase de um espectador dentro do filme, tendo sua verdadeira força na trilha sonora. Várias de suas músicas pontuam o longa, inclusive a clássica "Knockin' on Heaven's Door" que é tocada em momentos importantes. 

O roteiro marca o fim de uma era, já a homenagem ao gênero está nos diversos coadjuvantes que passam pela tela. A lista de atores que fizeram quase toda a carreira em westerns é grande: Jack Elam, Chill Wills, R. G. Armstrong, Luke Askew, Emilio Fernandez, Slim Pickens, Elisha Cook Jr e Dub Taylor. Para a geração atual são nomes e rostos desconhecidos, mas para os fãs do gênero são figuras carimbadas que merecem a homenagem. 

3 comentários:

renatocinema disse...

Rapaz......bom texto. Um filme esquecido, normalmente e que pelo menos por Bob Dylan merece ser visto por mim.

abs

Gonga disse...

Nao conhecia este, mas adoro o diretor, vou coloca-lo na lista.

Hugo disse...

Renato - A participação de Bob Dylan é curiosa.

Gonga - Também gosto dos trabalhos de Peckinpah, ele deixou uma bela carreira.

Abraço