segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Na Alegria e na Tristeza


O cartaz acima estampa a capa do site do Palmeiras neste terrível dia para o clube e seus torcedores. O texto é perfeito ao citar que a torcida é a mola propulsora deste clube vencedor quase centenário e ao mesmo tempo não comenta uma frase sequer sobre a responsabilidade das pessoas que comandam o clube. Esta omissão no texto se casa perfeitamente com a omissão do presidente, dos diretores e dos conselheiros que administram este gigante como se fosse um buteco. Montaram um time caro e ruim, mantiveram um treinador caro que se perdeu pelo caminho e manchou parte de seu passado glorioso no clube, deixaram a imprensa e a CBF nos desrespeitar, os juízes nos roubarem em várias partidas e não tiveram coragem sequer de reclamar. Um verdadeiro show de horrores.  

Como diz a frase "não há mal que dure para sempre, nem bem que nunca acabe", em 2013 nós torcedores de verdade novamente empurraremos o time para seu devido lugar. Cito torcedores de verdade porque neste momento é que se separam os homens dos moleques. É muito fácil torcer para quem está ganhando, seguir a onda da alegria, o verdadeiro amor demonstramos nos momentos difíceis. Hoje vejo muitos "torcedores" que falam que não irão mais acompanhar o time, citam que "chega de sofrer" e alguns até comentam que torcem para times da Europa.

Eu passei toda minha infância e adolescência sem ver o time ganhar campeonato algum, sofri por dezesseis anos para ver o Palmeiras campeão quando tinha vinte e dois anos de idade. Para um maluco apaixonado por futebol foi uma sensação indescritível que lavou a alma pelos anos de sofrimento.

Respeito quem não vê importância no futebol, mas aqueles que gostam de festejar e tripudiar os adversários na vitória e abandonam o clube nas derrotas não merecem meu respeito. O sujeito que age desta forma é o mesmo que não vê problema em após vinte anos de casamento trocar a esposa por uma garotinha, já que o que interessa para ele é "estar entre os vencedores". Esta é a diferença entre paixão e amor. A paixão é só alegria, já o amor é para sempre.

2 comentários:

Emerson disse...

Muito inteligente o texto Hugo, assim como você, estou sofrendo, mas mesmo assim não deixarei de apoiar o meu time! Esses torcedores que abandonam o time, quando o time mais precisa, não merecem respeito, a analogia do casamento foi perfeita!!! Abraços!!

Hugo disse...

Emerson - Temos de ajudar na reconstrução do clube em 2013.

Abraço