sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Trapaceiros & Aprovados


Trapaceiros ou A Grande Farsa (Cheaters, EUA, 2000) – Nota 6,5
Direção – John Stockwell
Elenco – Jeff Daniels, Jena Malone, Paul Sorvino, Luke Edwards, Blake Heron, Robert Joy.

Em 1994 numa escola de Chicago, o professor Gerard Plecky (Jeff Daniels) recruta um grupo de alunos para participar de uma competição anual sobre conhecimentos gerais. Por ser uma escola com pouca tradição e apenas com alunos medianos, o ótimo resultado surpreende os participantes, principalmente uma escola rival que era favorita. Para piorar a situação, dias antes da competição, um aluno roubou o gabarito da prova, o que deixa o resultado ainda mais duvidoso. 

Este interessante drama produzido para tv é baseado na história real de um escândalo escolar que se transformou num circo pela mídia e marcou para sempre a vida dos envolvidos. Os destaques são Jeff Daniels como o professor e Jena Malone como a principal aluna de sua equipe. O filme passou algumas vezes na tv aberta com o título “A Grande Farsa”.

Aprovados (Accepted, EUA, 2006) – Nota 7
Direção – Steve Pink
Elenco – Justin Long, Jonah Hill, Adam Herschman, Columbus Short, Maria Thayer, Lewis Black, Blake Lively, Mark Derwin, Ann Cusack, Hannah Marks, Anthony Heald.

Esta divertida comédia adolescente mostra que com um pouco de boas ideias este tipo de filme ainda pode ser interessante. O personagem principal é Bartleby Gaines (Justin Long) que está no último ano de colégio e por ter notas baixas acaba não sendo aceito em faculdade alguma, o que causa desespero em seus pais.

Tentando arrumar uma maneira de melhorar as coisas, Bartleby se junta a alguns amigos que também não conseguiram ir para a faculdade e resolvem montar uma universidade falsa, com a ajuda principal de seu melhor amigo Sherman (Jonah Hill de “Superbad”) que tendo conseguido entrar em uma universidade de primeiro nível, considera a ideia idiota mas acaba aceitando ajudar. O que começa como um golpe se torna realidade quando dezenas de jovens se inscrevem no site falso e se apresentam para as aulas na universidade fantasma. 

O longa bebe na fonte de filmes como o clássico “O Clube dos Cafajestes” e resulta numa comédia divertida, que ainda faz uma crítica ao modelo escolar americano, onde as notas do colégio dizem se o aluno pode ou não ser aceito em uma universidade e como isso influenciará por toda sua a vida, além de mostrar mais uma vez a estupidez das fraternidades e suas tradições.

2 comentários:

renatocinema disse...

Podem ser opções. Principalmente Trapaceiros.....filme de escola costuma me agradar.

Hugo disse...

Renato - Trapaceiros é voltado para o drama, já Aprovados é uma comédia rasgada.

Abraço