domingo, 7 de outubro de 2012

O Enigma das Cartas

O Enigma das Cartas (House of Cards, EUA, 1994) – Nota 5,5
Direção – Michael Lessac
Elenco – Kathleen Turner, Tommy Lee Jones, Asha Menina, Shiloh Strong, Esther Rolle, Park Overall.

Ruth Mattews (Kathleen Turner) volta da América Central após a morte do marido num acidente quando o casal fazia a restauração de uma pirâmide Maia. Ao chegar em casa nos Estados Unidos com o filho adolescente Michael (Shiloh Strong) e a pequena Sally (Asha Menina), a garota começa a agir de forma estranha. Primeiro subindo em lugares altos como árvores e o telhado de casa, depois deixando de falar e não mostrando reação a situação alguma. A escola indica o assistente social Jake Beerlander (Tommy Lee Jones) para examinar a garota, o que a princípio não é aceito por Ruth, mas diante das situações perigosas que a menina se envolve, ela é obrigada a aceitar o tratamento. 

É um filme estranho, que no início passa a impressão de que a garota está possuída por algum espírito Maia ou algo sobrenatural, já que no prólogo a criança conversa na antiga língua dos Maias com um descendente daquele povo. O foco muda quando a garota constrói uma espécie de casa de cartas e a mãe tentando ajudar procura uma solução fora do comum. 

Mesmo o filme não sendo de todo ruim, ele perde pontos em virtude do roteiro confuso escrito pelo diretor Lessac e também por seu trabalho atrás das câmeras que é fraco, apresentando uma narrativa lenta e sem emoção.

3 comentários:

renatocinema disse...

Adoro filmes.....estranhos. kk

Luís disse...

Parece meio confuso mesmo pelo que você falou. E, só pelo roteiro, não me senti muito interessado em vê-lo.

Hugo disse...

Renato - Então você vai gostar deste.

Luís - É realmente um filme confuso.

Abraço