segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Artista

O Artista (The Artist, França / Bélgica, 2011) – Nota 8
Direção – Michael Hazanavicius
Elenco – Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelop Ann Miller, Missy Pyle, Beth Grant, Ed Lauter, Malcolm McDowell, Ken Davitian.

Na Hollywood de 1927, George Valentin (Jean Dujardin) é um grande astro do cinema mudo, porém não imagina que sua vida irá mudar em pouco tempo. Quando o produtor Al Zimmer (John Goodman) mostra que o futuro chegou e os novos filmes seriam produzidos com som, George debocha do sujeito. Pouco tempo depois Al despede George, que decide produzir seu próprio filme mudo e acredita que continuará fazendo sucesso. Por outro lado, a jovem Peppy Miller (Bérénice Bejo) que começou no cinema como figurante com a ajuda de George, se torna a nova estrela da companhia de Al Zimmer, que agora produz apenas filmes com som. 

O filme é uma grande homenagem ao cinema mudo, focando a transição para o cinema com som, fato que acabou com a carreira de diversos astros e estrelas, abrindo caminho para novos rostos. O roteiro do diretor Hazanavicius é apenas certinho, segue um modelo clássico de sucesso, queda e redenção, citando ainda rapidamente a questão da quebra da bolsa de Nova York em 1929, porém o filme cresce nas ótimas interpretações de Dujardin e Bejo, na “atuação” do simpático cachorrinho companheiro de Dujardin, na belíssima fotografia em preto e branco, numa perfeita reconstituição de época e em fazer o espectador atual prender atenção em um filme sem diálogos, pontuado por um trilha sonora inspirada. 

É um belo filme em que o diretor buscou inspiração nos primórdios do cinema.  

9 comentários:

Rafael W. disse...

O filme tem problemas de ritmo e o roteiro é muito redondinho, mas emociona e diverte sem fazer muito esforço. Uma belíssima homenagem aos primórdios do cinema.

http://planocritico.ne10.uol.com.br/

Amanda Aouad disse...

Michael Hazanavicius conseguiu um grande feito ao nos emocionar com o simples diante de concorrentes tão macros. Gosto bastante e foi mágico poder vê-lo no cinema.

bjs

renatocinema disse...

serei sincero:

Fui assistir ao filme com 10 dedos atrás, afinal, ele tinha vencido o filme de Scorsese que amei e que achava que merecia.

Porém, ao terminar de ver O Artista bati palmas.....e chorei.

Gilberto Carlos disse...

Até hoje não assisti O artista: isso é uma vergonha!

KA disse...

Um dos meus preferidos, de todos os tempos. É uma poesia.
E o cachorrinho merecia um Oscar. Aliás, ele ganhou a versão canina, rs. Sério.
Abs

Rodrigo Mendes disse...

É uma delícia assistir ao "O Artista", nem achava que iria levar tantos Oscar esta que é uma bela homenagem à Hollywood.

Abs.

Hugo disse...

A todos - Sem dúvida é um filme que merece todos os elogios por homenagear com talento uma fase do cinema em que as mudanças foram enormes.

Abraço

Jefferson C. Vendrame disse...

To Louco para ver esse filme, desde o Oscar, esperei sem sucesso assisti-lo na telona, em minha cidade e nem por perto chegou aos cinemas, infelizmente. Porém agora em dvd ainda não fui por falta de programação a locadora locá-lo, porque comprar, por enquanto esta muito caro.

Grande Abraço.

Hugo disse...

Jefferson - Infelizmente qualquer filme que seja lançamento, o preço do dvd é um absurdo.

Abraço