quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dragnet - Filme e Série


A série policial "Dragnet" fez sucesso durante quatro temporadas (entre 1967 e 1970) tendo como protagonistas Harry Morgan e Jack Webb. Não tenho absoluta certeza, mas acredita que a série seja inédita no Brasil.

Nesta postagem comento dois remakes da série. O primeiro é um longa produzido nos anos oitenta em formato de comédia e o segundo é uma nova versão que infelizmente durou apenas duas temporadas.

Dragnet – Desafiando o Perigo (Dragnet, EUA, 1987) – Nota 5,5
Direção - Tom Mankiewicz
Elenco – Dan Aykroyd, Tom Hanks, Christopher Plummer, Dabney Coleman, Harry Morgan, Alexandra Paul, Jack O’Halloran, Elizabeth Ashley, Kathleen Freeman.

O detetive Joe Friday (Dan Aykroyd) é um sujeito correto ao extremo, que chega a ser chato. Joe acaba sendo obrigado a trabalhar com um novo parceiro que é o seu contrário, o desleixado Pep Streebek (Tom Hanks). O primeiro caso da dupla é investigar o roubo de vários objetos estranhos. Após algumas pistas em meio a muita confusão, a dupla passa a suspeitar de um reverendo picareta (Christopher Plummer) que pretende utilizar uma jovem virgem (Alexandra Paul) num ritual pagão. 

Mesmo sem ter assistido a série original que era narrada de forma séria, fica claro que esta versão foi concebida como comédia para aproveitar a fama de Aykroyd e Hanks na época, que por sinal fizeram outras comédias bem melhores. A escolha deu errado, principalmente pelo fraco e totalmente absurdo roteiro e os personagens sem graça. 

Como curiosidade, Aykroyd interpreta aqui o sobrinho do personagem de Jack Webb da série original e Harry Morgan que interpretava o parceiro de Webb, aqui é o tenente chefe da dupla de comediantes. 

Dragnet (Dragnet, EUA, 2003 / 2004) 
Criadores - Jack Webb & Dick Wolf
Elenco – Ed O'Neill, Ethan Embry, Christina Chang, Desmond Harrington, Eva Longoria, Evan Parke, Erick Avary.

O produtor Dick Wolf, criador da premiada "Law & Order", decidiu ressuscitar a antiga série e contratou o ator Ed O'Neill para interpretar Joe Friday, aqui transformado em tenente. Conhecido por seu papel durante quase uma década na sitcom "Married with Children", O'Neill era uma escolha arriscada, porém ele assumiu muito bem o papel do policial durão e correto que precisa comandar a investigação de homicídios pelos bairro ricos de Los Angeles.

Na primeira temporada que teve doze episódios, ele tinha como parceiro o detetive Frank Smith (Ethan Embry) e uma equipe de assistentes, porém na virada para segunda temporada o elenco foi modificado. No lugar de Embry entrou Desmond Harrington e após mais dez episódios a série acabou cancelada.

Acompanhei todos os episódios pelo Universal Channel e gostei. As investigações tinham um clima sério pontuado por uma música tema marcante, os roteiros eram interessantes e até a química entre o veterano O'Neill e o jovem Embry funcionava, mas provavelmente a audiência não deve ter sido das melhores.

É uma pena, para quem é fã de séries policiais como eu, esta tinha tudo para ter seguido por mais temporadas.

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Gosto do filme protagonizado por Tom Hanks, mas a série eu não conheço.

Hugo disse...

Gilberto - Eu prefiro a série.

Abraço