sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Demons - Filhos das Trevas & O Quebra-Cabeça


Demons – Filhos das Trevas (Démoni, Itália, 1985) – Nota 6
Direção – Lamberto Bava
Elenco – Urbano Barberini, Natasha Hovey, Karl Zini, Paola Cozzo, Fiore Argento.

Um sujeito mascarado distribui na rua ingressos para a sessão especial de um filme. Vários pessoas aceitam o convite e comparecem ao cinema. Ao começar a sessão eles descobrem que o filme é sobre um grupo de jovens que entra em um castelo e encontra o túmulo de Nostradamus, porém quando um deles coloca uma máscara como brincadeira, se transforma em um zumbi assassino. A situação fica maluca quando os personagens dos filmes saem da tela e passam a perseguir os espectadores. 

O longa lembra os filmes de zumbi George Romero misturados aos “giallos italianos”, filmes baratos de terror criados por diretores como Mario Bava (pai de Lamberto Bava diretor deste), Dario Argento (produtor de “Demons”) e Lucio Fulci, entre outros. 

O roteiro é basicamente uma luta pela sobrevivência dos espectadores, tendo como personagens principais um casal que se forma durante o terror, interpretados pelos canastrões Urbano Barberini e Natasha Hovey. Os clichês comuns ao gênero e o excesso de sangue e violência com certeza agradarão os fãs, mesmo que no absurdo final até mesmo um helicóptero caia dentro do teatro. 

Finalizando, a trilha sonora recheada de bandas de heavy metal pontua o longa, que teve uma sequência no ano seguinte, também dirigida por Bava. 

O Quebra-Cabeça (Body Puzzle, Itália, 1992) – Nota 4,5
Direção – Lamberto Bava
Elenco – Joanna Pacula, Tomas Arana, François Montagut, Gianni Garko.

A polícia descobre que uma série de assasssinatos estão ligados por causa do modus operandi do criminoso, que retira órgãos diferentes de cada vítima. A questão é que os órgãos retirados são os mesmos que foram doados por um falecido pianista. Sua esposa (Joanna Pacula) tende entender porque o assassino está montando uma espécie de quebra-cabeça macabro com os órgãos de seu marido. 

A curiosa premissa segue bem até mesmo na escolha do diretor em não esconder a identidade do assassino, porém se perde no desenvolvimento de um roteiro ruim e atuações amadoras dos coadjuvantes. Nem mesmo a bela polonesa Joanna Pacula (“Assassinato no Parque Gorky”) consegue salvar o filme.

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

"Demons" é muito legal relembrando estes giallos italiano.

Recentemente revi Suspiria do grande Argento!

Abs.

Hugo disse...

Rodrigo - Suspiria tem uma legião de fãs, mas ainda não tive chance de assistir.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Olha! Tá aí um filme de terror que eu desconhecia completamente!

Hugo disse...

Bússola - Demons chegou a fazer algum sucesso na época do lançamento.

Abraço