quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Caiu do Céu

Caiu do Céu (Millions, EUA / Inglaterra, 2004) – Nota 7,5
Direção – Danny Boyle
Elenco – Alex Etel, Lewis McGibbon, James Nesbitt, Daisy Donovan, Christopher Fulford.

Após a morte da mãe, os irmãos Damian (Alex Etel) e Anthony (Lewis McGibbon) se mudam com o pai Ronnie (James Nesbitt) para uma casa no subúrbio de Londres. Apesar de unidos, os dois irmãos são bem diferentes entre si. O mais velho Anthony é prático e rápido no raciocínio, principalmente quanto tem dinheiro envolvido, enquanto o garotinho Damian é a inocência em pessoa. Ele conhece a data de nascimento e morte de todos os santos, sendo que alguns como São Pedro e São Francisco de Assis aparecem para o garoto com quem tem diálogos estranhos e até divertidos. 

No seu mundo de sonhos, Damian constrói uma casa de papelão ao lado da linha de trem e do nada uma mala cheia de dinheiro cai sobre sua construção. Damian mostra a mala ao irmão, que decide não contar ao pai para que a família não tenha de pagar imposto ao governo, porém o problema é que o dinheiro está em libras esterlinas, que após alguns dias será substituído por euros. Os garotos resolvem gastar o dinheiro, com Anthony usando para comprar coisas e conseguir favores de amigos da escola, enquanto Damian acredita que o dinheiro veio de Deus e por isso decide ajudar os pobres, tarefa extremamente complicada. 

O diretor Danny Boyle comanda aqui seu filme mais leve, contado ao estilo de uma fábula moderna, ele brinca com a dependência das pessoas em relação ao dinheiro utilizando como personagem principal uma criança totalmente pura, que acredita na bondade humana e deseja ajudar ao próximo, porém os adultos são mostrados como realmentre são, gananciosos, egoístas e colocando suas necessidades a frente de tudo. 

Esta crítica fica clara em personagens como os mórmons gananciosos e os pobres aproveitadores a quem Damian resolve pagar uma refeição. Até mesmo seu irmão e seu pai interpretado pelo ótimo James Nesbitt (“Domingo Sangrento”) colocam a realidade na frente da caridade. 

O resultado é um simpático longa para ser visto como uma sessão da tarde descompromissada.

2 comentários:

renatocinema disse...

Danny Boyle foi o único motivo para eu assistir Caiu do Céu.

Longe de ser tão perfeito como seus outros trabalhos gosto do filme e fiquei satisfeito com o resultado final.

Hugo disse...

Renato - É um filme menor de Boyl, mas tem suas qualidades.

Abraço