terça-feira, 14 de agosto de 2012

Amanhecer Violento & Invasão USA


Fiquei surpreso ao descobrir que em tempos politicamente corretos e chatos como nos dias de hoje, Hollywood aceitou refilmar um dos longas mais reacionários da história do cinema. A nova versão de "Amanhecer Violento", o clássico cult de John Milius, atualiza o inimigo, colocando os norte-coreanos como vilões. Resolvi escrever sobre o controvertido longa original e incluir a resenha de outro filme com roteiro paranoico, o absurdo "Invasão USA" estrelado por Chuck Norris.

Amanhecer Violento (Red Dawn, EUA, 1984) – Nota 7
Direção – John Milius
Elenco – Patrick Swayze, Charlie Sheen, C. Thomas Howell, Lea Thompson, Jennifer Gray, Ron O'Neal, Powers Boothe, Ben Johnson, Harry Dean Stanton, Darren Dalton, Brad Savage, William Smith, Frank McRae.

Antes do créditos, um prólogo informa que a União Soviética está em crise, Cuba e Nicaragua reuniram um grande exército, o México sofre uma revolução, a OTAN foi dissolvida e os Estados Unidos estão sozinhos. Em seguida, a ação começa num colégio de uma pequena cidade do Colorado, onde paraquedistas soviéticos surgem do nada metralhando alunos e professores. Apenas oito alunos conseguem escapar e fogem para as montanhas carregando rifles de caça, pistolas e arco e flecha, após descobrirem que os Estados Unidos estão sendo invadidos por soviéticos e cubanos. A partir daí o grupo terá de sobreviver em meio a natureza e ainda enfrentar os invasores. 

Esta absurda história saiu de um roteiro do próprio diretor John Milius e de Kevin Reynolds, que comandaria “Robin Hood – O Princípe dos Ladrões” e o ótimo “A Fera da Guerra”. Mesmo com a “Guerra Fria” praticamente terminada na época, Milius se baseou no medo americano do comunismo como ponto principal, situação que ainda era comum nos tempos do governo Reagan e resultou em outros filmes como “Rambo II – A Missão”. 

Além de diretor, Milius é famoso por ser co-roteirista de “Apocalipse Now” e conhecido por filmes de ação protagonizados por personagens durões. Milius também é militante da controvertida “Associação Nacional do Rifle”, ou seja, um sujeito completamente de direita que confirma isto em seus filmes, seja como diretor ou roteirista. 

De tão absurdo, o filme se torna legal pelas ótimas cenas de ação ao estilo anos oitenta e cult em virtude do elenco recheado de jovens astros da época. Além do falecido Patrick Swayze e de Charlie Sheen, C. Thomas Howell foi astro de filmes como “Uma Escola Muito Louca” e do ótimo “A Morte Pede Carona”, Jennifer Grey ficou famosa com “Dirty Dancing” fazendo par com Swayze e Lea Thompson foi a mãe de Michael J. Fox em “De Volta Para o Futuro”. 

Invasão USA (Invasion U.S.A., EUA, 1985) – Nota 5
Direção – Joseph Zito
Elenco – Chuck Norris, Richard Lynch, Melissa Prophet, Alexander Zale, Billy Drago.

O terrorista russo Mikhail Rostov (Richard Lynch) cria um pequeno exército de mercenários com o objetivo de invadir os Estados Unidos. O grupo consegue entrar no país pelo mar e inicia uma série de atentados. Os alvos são os mais diversos possíveis: Jovens num bairro latino de Los Angeles, famílias que moram no subúrbio e até mesmo um ônibus cheio de crianças e uma igreja. Para resolver a situação, o governo americano convoca o agente aposentado Matt Hunter (Chuck Norris), que vive nos pântanos da Louisiana caçando crocodios. Ele aceita voltar a ação, dando início a missão de destruir o exército de mercenários. 

Absurdo até a medula e extremamente violento, o filme fez sucesso nas locadoras na época, com Chuck Norris interpretando um herói tão frio e violento quanto o vilão do recentemente falecido Richard Lynch, especialista neste tipo de papel. O clímax pelas ruas de Miami com Chuck Norris enfrentando sozinho os mercenários, termina com ele utilizando uma bazuca para enfrentar o vilão em uma das sequências mais exageradas já filmadas. 

Finalizando, o longa foi mais umas produções picaretas da Cannon, empresa dos israelenses Menahem Golan e Yoram Globus.

4 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Gostei de Amanhecer Violento, principalmente do elenco em início de carreira: Patrick Swayze, Charlie Sheen, Lea Thompson...

Hugo disse...

Gilberto - É um filme que se tornou cult pelo elenco e pela temática.

Abraço

Silvano Vianna disse...

Amanhecer violento eu não vi ainda..vou até tentar dar um conferida até porque vai ter um remake que deve sair nos cinemas nesse ano.

Hugo disse...

Silvano - Vale conhecer o original, como citei acima, principalmente pelo elenco e a curiosa temática.

Abraço