sábado, 18 de agosto de 2012

A História das Coisas

A História das Coisas (The Story of Stuff, EUA, 2007) – Nota 8,5
Direção – Louis Fox                       
Documentário – Annie Leonard

Este documentário com pouco mais de vinte minutos é uma crítica inteligente e bem humorada ao capitalismo, principalmente a sociedade consumista em que vivemos. 

A narradora Annie Leonard pesquisou durante anos como funciona todo a cadeia de produção de bens consumo, inclusive até o final quando o produto é descartado. O interessante é que ela comenta como este processo é baseado na exploração sem limites das riquezas da terra e da mão de obra barata, criando um círculo vicioso onde a ganância dos poderosos (grandes corporações e governos) estão acima de tudo. 

O formato do documentário é simples e as explicações diretas, Annie aparece de corpo inteiro narrando e ao fundo o conteúdo é apresentado em forma de cartoon com uma tela branca e os personagens e objetos representados como se fossem a lápis. 

Este é apenas o primeiro documentário de uma série que conta com mais quatro vídeos com temas ligados diretamente ao consumismo e a exploração do planeta. Os temas são “A História da Água Engarrafada”, “A História dos Eletrônicos”, “A História dos Cosméticos” e “A História do Cap & Trade”. Neste último Annie explica a verdade sobre a venda das famosas licenças para emissão de carbono. Estes quatro vídeos tem em torno de oito minutos cada e são imperdíveis. 

Indico estes documentário a todos que tenham interesse em entender como funciona nossa sociedade, principalmente a disputa consumismo x meio ambiente.

Finalizando, os vídeos estão disponíveis no YouTube em versão legendada.

2 comentários:

J. BRUNO disse...

É realmente muito interessante, lembro de tê-los visto a não muito tempo e gostei muito da reflexão que eles propõem sobre o consumo e a urgência da mudança de hábitos, sem contar a criatividade da narrativa e da técnica de animação...

Hugo disse...

J. Bruno - A animação é criativa e faz com o que o documentário seja dinâmico.

Abraço