quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tentáculos & Vírus


Tentáculos (Deep Rising, EUA, 1998) – Nota 6,5
Direção – Stephen Sommers
Elenco – Treat Williams, Famke Janssen, Kevin J. O’Connor, Anthony Heald, Wes Studi, Derrick O’Connor, Jason Flemyng, Cliff Curtis, Clifton Powell, Trevor Goddard, Djimon Hounsou, Una Damon, Clint Curtis.

Um transatlântico luxuoso em sua viagem inaugural é atacado por uma estranha criatura e fica a deriva. Ao mesmo tempo, um grupo de mercenários liderados por Hanover (Wes Studi) segue em outro barco com o intuito de saquear o transatlântico. O barco dos mercenários pertence a Finnegan (Treat Williams), que desconhece o objetivo de Hanover. Quando o pequeno barco chega no local e os bandidos entram no navio, descobrem que todos sumiram e logo começam a ser perseguidos pela criatura. 

O diretor Stephen Sommers um ano antes de ficar famoso com “A Múmia”, criou este longa de ação e terror repleto de clichês, porém que diverte o espectador fâ do gênero. Temos diversos bandidos que vão morrendo um a um, o herói solitário que solta frases engraçadinhas, a parceira do herói não tão honesta (Famke Janssen) e um poderoso sem caráter (Anthony Heald). As cenas de ação são bem feitas e as criaturas que lembram um polvo são assustadoras.  

Vírus (Virus, EUA / Inglaterra / Alemanha / Japão / França, 1999) – Nota 5,5
Direção – John Bruno
Elenco – Jamie Lee Curtis, William Baldwin, Donald Sutherland, Joanna Pacula, Marshall Bell, Sherman Augustus, Cliff Curtis, Júlio Oscar Mechoso.

Um navio perde toda sua carga durante uma tempestade e para não afundar, segue para dentro do furação. Antes de começar a reparação do navio, os tripulantes localizam outro navio completamente abandonado. Ao explorar a embarcação abandonada, descobrem que ele é russa e parece intacta. O capitão Everton (Donald Sutherland) decide resgatar o navio que deve valer uma fortuna, porém dois surbordinados (Jamie Lee Curtis e William Baldwin) desconfiam da situação e temem que aconteçam com eles o mesmo que ocorreu com os russos. 

Este longa de ficção e terror foi lançado diretamente em vídeo na época e se apoia basicamente nas sangrentas cenas de ação, já que o roteiro é uma verdadeira colcha de retalhos costurada com ideias de diversos filmes do gênero e os personagens são os mais rasos possíveis. Como curiosidade, este é o único filme dirigido por John Bruno, que tem currículo vários trabalhos com efeitos visuais, principalmente em filmes de James Cameron, mas ao que parece aprendeu pouco com o mestre.  

2 comentários:

renatocinema disse...

Vírus assisti tempo atrás e adorei.


O outro......não me animou não.

Hugo disse...

Renato - Considero "Tentáculos" um pouco melhor.

Abraço