quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Plano Perfeito

O Plano Perfeito (Inside Man, EUA, 2006) – Nota 8
Direção – Spike Lee
Elenco – Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Christopher Plummer, Willem Dafoe, Chiwetel Ejiofor, Carlos Andrés Gomez, Kim Director, James Ransone, Bernard Rachelle, Peter Gerety, Daryl Chill Mitchell, Peter Frechette, Ken Leung.

O assaltante Dalton Russell (Clive Owen) invade um banco com alguns comparsas e toma funcionários e clientes como reféns. Do lado de fora do banco, o detetive Keith Frazier (Denzel Washington) é o encarregado de negociar com o bandido. Ao mesmo tempo, o dono do banco (Christopher Plummer) convoca Madeleine White (Jodie Foster) uma especialista em “solucionar problemas” para intervir na situação, já que o banqueiro esconde um segredo no cofre daquela agência. Como o título já diz, o plano perfeito vai além de um simples roubo, com pequenos detalhes e reviravoltas mostradas aos poucos para o espectador. 

Muitos estranharam ver Spike Lee aceitar comandar um longa tipicamente hollywoodiano, porém isso se explica através do roteiro que transforma o banco em um microcosmo da cosmopolita Nova York, misturando pessoas de diversas etnias que aparentemente teriam os mesmos direitos num país democrático, mas que no momento de crise (como um assalto ao banco) deixa vir a tona todo o preconceito das pessoas. O grande exemplo é a cena em que os reféns são libertados e um deles é tratado como terrorista árabe pela polícia, em virtude de estar usando um turbante e barba, porém o sujeito é um indiano de origem sikh que na verdade é funcionário do banco. 

Outras pílulas de preconceito surgem em diálogos e situações durante o filme, sem forçar a barra, apenas como pequenos detalhes. 

Apesar de astros como Washington e Jodie Foster, o destaque do elenco é o personagem cínico e de inteligência acima da média interpretado por Clive Owen.

6 comentários:

Gonga disse...

Gostei bastante deste filme, é sem duvida um plano perfeito

Luís disse...

Me lembro de que, quando eu o vi, gostei muito. Preciso revê-lo.

john albert disse...

bom filme,nunca fui muito fã do lee mas gostei desse filme,mas em certas partes parece ser igual com "um dia de cão" do pacino até o o personagem do washington comenta

Amanda Aouad disse...

Nossa tinha esquecido desse filme, hehe. Quando vi o título achei que nunca tinha visto, mas fui lendo e me familiarizando. É um filme que instiga e nos deixa grudados nas negociações.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

É um filme que te prende !

Hugo disse...

Gonga - O roteiro é inteligente.

Luís - Dificilmente assisto um filme duas vezes, mesmo sendo legal não assistiria novamente este.

John - Gosto dos filmes de Lee, mas este longa na comparação é inferior a "Um Dia de Cão".

Amanda - Os personagens são interessantes e o roteiro bem amarrado.

Marcelo - Com certeza.

Abraço a todos