domingo, 1 de julho de 2012

Idas e Vindas do Amor & Noite de Ano Novo


Idas e Vindas do Amor (Valentine’s Day, EUA, 2010) – Nota 6,5
Direção – Garry Marshall
Elenco – Ashton Kutcher, Jennifer Garner, Jessica Biel, Jamie Foxx, Topher Grace, Anne Hathaway, Jessica Alba, Bradley Cooper, Julia Roberts, Eric Dane, Patrick Dempsey, Queen Latifah, Kathy Bates, Hector Elizondo, Shirley MacLaine, Carter Jenkins, Taylor Lautner, Taylor Swift, George Lopez, Emma Roberts, Bryce Robinson, Matthew Walker, Larry Miller.

Em Los Angeles, diversos personagens se cruzam no Dia dos Namorados, tendo como ponto central a floricultura de Reed (Ashton Kutcher). O roteiro segue o dia completo na vida de Reed que pediu Morley (Jessica Alba) em casamento, de sua melhor amiga Julia (Jennifer Garner) que acredita ter encontrado o homem da sua vida, o médico Harrison (Patrick Dempsey). Ao mesmo tempo Kara (Jessica Biel) odeia a data por estar sozinha, assim como o repórter esportivo Kelvin (Jamie Foxx). Temos ainda uma casal de idosos (Hector Elizondo e Shirley MacLaine) que precisar lidar com um segredo, um jovem casal de namorados (Topher Grace e Anne Hathaway) onde ele não sabe que ela trabalha com disque sexo, além de um jogador de futebol americano em crise (Eric Dane) e dois passageiros de um avião (Bradley Cooper e Julia Roberts), que fazem amizade mesmo sem saber a vida do outro. 

Detonado pela crítica, este açucarado filme que tenta seguir o estilo Robert Altman de contar várias histórias ao mesmo tempo, falha pela irregularidade das tramas e do elenco. O filme lembra também o interessante “Simplesmente Amor” de Richard Curtis, porém com resultado inferior. Os melhores momentos são os diálogos sinceros entre Bradley Cooper e Julia Roberts e a química entre o casal de idosos, podendo ainda destacar a simpática personagem de Jennifer Garner e até Jessica Biel fazendo um papel diferente das mulheres que normalmente interpreta. Por outro lado, Jessica Alba, Topher Grace e Ashton Kutcher parecem interpretar sempre o mesmo personagem. O pior com certeza são as vergonhosas interpretações de Taylor Lautner e da cantora Taylor Swift. Com personagens irritantes e praticamente sem sentido na trama, beira o ridículo a participação da dupla. 

No geral é uma boa ideia parcialmente bem realizada, isso analisando com muito boa vontade.

Noite de Ano Novo  (New Year’s Eve, EUA, 2011) – Nota 5
Direção – Garry Marshall
Elenco – Hilary Swank, Ashton Kutcher, Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Halle Berry, Robert De Niro, Katherine Heigl, Jon Bonjovi, Chris “Ludacris” Bridges, Hector Elizondo, Sofia Vergara, Jessica Biel, Seth Meyers, Sarah Paulson, Til Schweiger, Sarah Jessica Parker, Abigail Breslin, Josh Duhamel, Lea Michele, Carla Gugino, Cary Elwes, Larry Miller, Jack McGee, Yeardley Smith, Sean O’Bryan, Alyssa Milano, Common, James Belushi, Jake T. Austin, Mara Davi, Penny Marshall, John Lithgow, Matthew Broderick.

Em Nova York, diversos personagens se cruzam na véspera do Ano Novo, tendo ao fundo a festa da passagem de ano no Times Square. O filme é quase uma sequência de “Idas e Vindas do Amor”, inclusive utilizando vários atores daquele longa, porém interpretando novos papéis. 

Se “Idas e Vindas do Amor” era irregular, pelo menos as histórias eram mais interessantes que as contadas aqui. Temos dois casais (Jessica Biel é uma das esposas grávidas) disputando quem terá o primeiro filho do ano para ganhar um prêmio em dinheiro do hospital, dois vizinhos que não se conhecem (Ashton Kutcher e Lea Michele) e ficam presos no elevador, uma chef (Katherine Heigl) que não quer perdoar um famoso cantor que a abandonou (Jon Bonjovi), mãe e filha (Sarah Jessica Parker e Abigail Breslin) que tem planos conflitantes para o dia, os problemas enfrentados pela responsável pela festa no Times Square (Hilary Swank), um doente em estado terminal (Robert De Niro) que deseja ver a festa pela última vez e a única história com um pouco mais de interesse é sobre uma funcionária de uma decadente empresa fonográfica (Michelle Pfeiffer) que contrata um entregador (Zac Efron) para passar o dia e ajudá-la a cumprir uma lista de promessas para o novo ano. 

Como curiosidade, vale uma pequena ponta de Matthew Broderick fazendo uma homenagem a seu papel no clássico “Curto a Vida Adoidado”.

É triste ver um elenco recheado de rostos famosos interpretando papéis rasos num filme com um roteiro que parece de novela.

4 comentários:

Luís disse...

Apesar de ambos serem irregulares, eu me diverti enquanto os via. Destaque para as personagens de Michelle Pfeifer, Jennifer Garner, Anne Hathaway e Ashton Kutcher (muito bonito no segundo filme) que achei simpáticas. E gosto especialmente da história de Bradley Cooper e Julia Roberts - o melhor, aliás, de Valetine's Day é justamente a cena final, que vem depois dos crédtiso, no qual a personagem de Julia Roberts, aludindo ao file "Uma Linda Mulher", diz que já fez compras na Rodeo Drive e que foi um erro, um grande erro, imenso! sahisaihashisa <3

Alan Raspante disse...

"Idas e Vindas do Amor" não é ruim, tem umas tramas até divertidas e coesas entre si. Agora, "Noite de Ano Novo" é um tiro no escuro!

Amanda Aouad disse...

É isso, elencos incríveis, para histórias com pouca criatividade. Mas, divertem-se, ambos, e Noite de Ano Novo até tenta fugir do clichê em algumas situações, como na questão de determinado casal que é e não é.

bjs

Hugo disse...

Luís - Considero "Idas e Vindas no Amor" melhor, com atividades mais divertidos e bem boladas. A cena final de "Noite de Ano Novo" também é interessante ao fazer a homenagem a "Uma Linda Mulher", mas o filme é fraquinho.

Alan - Concordo, "Noite de Ano Novo" parece ter sido escrito por um guru de auto ajuda bem picareta.

Amanda - Pouco se salva em "Noite de Ano Novo". Realmente faltou criatividade nas histórias.

Abraço