quinta-feira, 7 de junho de 2012

Poucas e Boas

Poucas e Boas (Sweet and Lowdown, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – Woody Allen
Elenco – Sean Penn, Samantha Morton, Uma Thurman, Brian Markinson, Anthony LaPaglia, Brad Garrett, Gretchen Moll, Molly Price, Tony Darrow, Denis O’Hare, John Waters, Vincent Guastaferro.

Nos anos trinta, durante a Depressão Americana, Emmet Ray (Sean Penn) é um ótimo guitarrista de jazz, que se intitula o melhor do país e o segundo melhor do mundo, abaixo apenas do lendário Django Reinhardt, a quem ele chama de cigano. Em contra partida ao seu talento, Emmet é um sujeito egocêntrico e beberrão, que trata as mulheres com arrogância e desprezo. O filme segue a vida de Emmet durante alguns anos, focando em parte na relação com a doce Hattie (Samantha Morton), uma garota muda e depois com a escritora Blanche (Uma Thurman). 

Woody Allen utiliza um estilo quase documental para contar a história fictícia do guitarrista Emmet, ao mesmo tempo sendo uma homenagen ao jazz, uma das paixões de Allen e também novamente criando um personagem que pode ser seu alter ego, talentoso na arte e cheio de defeitos na vida real. 

O desempenho de Sean Penn acerta no tom do sujeito que primeiro causa antipatia ao público, mas que aos poucos desperta o sentimento de pena. Penn e a inglesa Samantha Morton concorreram merecidamente ao Oscar. Ela também tem um ótimo desempenho sem falar uma palavra sequer, utilizando apenas olhos e boca para mostrar seus sentimentos. 

O próprio Allen e outros especialistas em jazz aparecem durante o filme comentando sobre Emmet, como se ele fosse um personagem real.

6 comentários:

Luís disse...

Apesar de nunca me sentir ansioso por assistir a um filme do Woody Allen, confesso que eu tenho muita vontade de ver essa obra, a qual só não assisti ainda por causa da minha implicância com o diretor, hahaha.

Gonga disse...

gostei bastante deste filme, mas eu sou suspeito, adoro o woody

Hugo disse...

Luís - Entendo, nem todos gostam do estilo de Woody Allen. Eu sou fã das neuroses de Allen.

Gonga - Não considero entre os melhores de Allen, mas mesmo assim tem bons momentos.

Abraço

disse...

Ainda não vi este filme de Woody Allen, mas me parece bem interessante, ainda mais com Sean Penn, um bom ator.
Gosto da maneira como Woody sempre faz homenagens aos tempos passados.
Abraços!

cartazdacultura disse...

Não é o dos melhores, longe disso, mas vale a pena assistir. PARECE que Woody e Penn não se comunicavam muito no set de filmagem, acho que o ator ainda estava no auge da fama de "bad boy", talvez.

Hugo disse...

Lê - Woody Allen é craque neste tipo de história.

Cartaz - Sean Penn sempre foi conhecido por ser um sujeito complicado.

Abraço