quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Leitor

O Leitor (The Reader, EUA / Alemanha, 2008) – Nota 8
Direção – Stephen Daldry
Elenco – Ralph Fiennes, Kate Winslet, David Kross, Bruno Ganz, Lena Olin, Alexandra Maria Lara.

Em 1995, na cidade de Berlim, um homem (Ralph Fiennes) é questionado por uma amante por ser uma pessoa fechada e a surpreende quando conta que irá encontrar sua filha. 

A narrativa volta para 1958, numa cidade do interior da Alemanha, onde David Berg (David Kross) sente-se mal na rua durante uma chuva e acaba sendo socorrido por Hannah (Kate Winslet), que o ajuda a voltar para casa. David está com escarlatina e após três meses de repouso, decide procurar Hannah. Rapidamente os dois começam uma forte relação, apesar da diferença de idade, já que David tem apenas quinze anos. As tardes de sexo entre o casal são complementadas pela leitura de livros. David diariamente lê histórias clássicas para Hannah. 

Esta primeira parte deixa a impressão que estamos vendo um drama sobre amor focado na diferença de idades e instrução, porém a trama revela uma dolorosa surpresa na segunda metade, que não vale a pena ser contada para quem ainda não viu o filme. 

Este drama que concorreu a cinco prêmios Oscar e venceu o de Melhor Atriz para Kate Winslet, toca em temas polêmicos como descoberta da sexualidade, vergonha e as consequências do Holocausto no povo alemão. 

O diretor inglês Daldry que já havia feitos os sensíveis “Billy Eliott” e “As Horas”, acertou mais uma vez no tom da narrativa, valorizado pelas ótimas interpretações de Kate Winslet e do garoto David Kross, além de um correto Ralph Fiennes e a pequena mais importante participação de Bruno Ganz como um professor na universidade. 

O resultado é um doloroso drama sobre emoções contidas e segredos. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Kate Winslet está incrível mesmo. E o filme um drama forte bem realizado.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...

Surpreendente
!!!

Luís disse...

A história desse filme me choca, fico me colocando no lugar do personagem de Ralph e de Winslet, em sinto tenso com isso. Maravilhosa a interpretação dela.

Hugo disse...

A todos - É um drama forte com ótimas interpretações.

Abraço