sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Dragão de Shaolin & Operação Dragão Gordo


O sucesso de "Operação Dragão" em 1973 transformou Bruce Lee em astro e praticamente criou um novo gênero, os filmes de Kung Fu, que até então eram distribuídos apenas na Ásia. A morte de Lee pouco meses depois do lançamento do filme, abriu caminho para que os produtores procurassem um sucessor e durante os anos setenta e oitenta, dezenas de atores se aventuraram no gênero, além é claro de uma enorme quantidade de filmes produzidos principalmente em Hong Kong que chegaram ao mercado ocidental. 

Entre os candidatos a sucessores de Lee apareceram muitos imitadores, inclusive utilizando nomes artísticos parecidos para confundir o público. O mais famoso destes imitadores foi John Liu, que teve a sorte de protagonizar o clássico "O Dragão de Shaolin", um dos filmes que comento nesta postagem.

Outros atores perceberam que poderiam misturar comédia com a ação e com a criatividade de quem tinha experiência no Circo da China, Jackie Chan, Yuen Biao, o diretor Corey Yuen e Sammo Hung criaram divertidos longas onde a pancadaria divide a tela com cenas de pastelão. Aqui comento outro clássico do gênero dirigido e estrelado por Sammo, o divertido "Operação Dragão Gordo".

O sucesso mundial do gênero fez com que atores ocidentais tentassem a sorte. Alguns ficaram famosos como Van Damme, Chuck Norris e Steve Seagal, mas diversos outros se tornaram coadjuvantes ou astros de filmes B, como Loren Avedon, Olivier Gruner, Billy Blanks, Mathias Hues, Jalal Merhi, Jim Kelly, Bolo Yeung, Sho Kosugi, Michael J. White e Mark Dacascos.

O Dragão de Shaolin (Shen Tui ou Wu Tang Magic Kick, Taiwan, 1977) – Nota 7
Direção – Chung Ting
Elenco – John Liu, Wei Tung, Bao Yun Tang, Philip Ko.

Mar Tien (John Liu) tem sua casa atacada por um grupo violento liderado por Fang (Philip Ko). O fato dá início a uma guerra entre Mar, que é especialista em chutes, e o grupo de Fang. Este filme praticamente desconhecido pelo público atual, é um clássico do gênero que passou diversas vezes na TV Record nos anos oitenta, em uma sessão especial que o canal disponbilizava toda a semana com filmes de Kung Fu. 

O ator John Liu foi um dos vários lutadores que tentaram fazer sucesso na cola de Bruce Lee. O filme é divertido, repleto de lutas violentas e tem até uma curiosa reviravolta criando um irmão gêmeo para o vilão.

Duas cenas se destacam, a sequência em que Mar enfrenta uma legião de lutadores para salvar o irmão preso a uma armadilha em cima de bambus pontiagudos e a cena de jaula, quando Mar é tomado de refém e colocado numa jaula com se fosse um animal. Durante um bom tempos os vilões batem com bambus nas grades para enlouquecê-lo. 

Uma ótima pedida para quem gosta do gênero.

Operação Dragão Gordo (Fei Lung Gwoh Gong ou Enter the Fat Dragon, Hong Kong, 1978) – Nota 7
Direção – Sammo Hung
Elenco – Sammo Hung, Kwan Yeung, Roy Chiao.

Lung (Sammo Hung) é um jovem gordinho criador de porcos que é fã de Bruce Lee e de tanto assistir aos filmes do astro, consegue aprender a lutar, mesmo sendo motivo de piada dos outros. Quando Lung se muda para a cidade e passa a ajudar o tio numa barraca de comidas, descobre que o velho homem é explorado por bandidos. O aprendizado de Lung se torna útil para defender o tio das ameaças. 

Seguindo o estilo dos filmes que Jackie Chan consagraria nos anos seguintes, alguns deles ao lado do próprio Sammo Hung, aqui temos uma divertida paródia e ao mesmo tempo uma homenagem aos longas de Bruce Lee. As lutas misturam a seriedade de Lee com cenas pastelão que se tornaram especialidade de Sammo e Jackie Chan. 

O resultado é mais uma ótima diversão para os fãs do gênero.

Nenhum comentário: