domingo, 17 de junho de 2012

Escalado Para Morrer

Escalado Para Morrer (The Eiger Sanction, EUA, 1975) – Nota 6
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Clint Eastwood, George Kennedy, Vonetta McGee, Jack Cassidy, Heidi Bruhl, Thayer David, Reiner Schoene, Michael Grimm, Jean Pierre Bernard, Gregory Walcott.

Jonathan Hemlock (Clint Eastwood) é professor, colecionador de artes, alpinista e assassino profissional aposentado. Hemlock trabalhava para uma organização secreta do governo, que agora o pressiona a fazer um último trabalho: Eliminar os homens que assassinaram outro agente secreto da organização, que era amigo de Hemlock. Ele aceita o serviço e após eliminar um dos sujeitos, descobre que o outro assassino está infiltrado numa equipe que irá escalar o Monte Eiger na Suiça. 

Com certeza um dos filmes mais fracos dirigidos por Clint Eastwood, tem um roteiro confuso que tenta a seguir o estilo dos longas de espionagem dos anos sessenta e setenta, porém repleto de explicações absurdas sobre o objetivo da missão. Até mesmo as cenas de lutas são mal filmadas. 

O único destaque são as sequências de alpinismo. Na metade do filme as cenas filmadas em Monument Valley, cenário clássico do gênero western, são ótimas e mostram Clint Eastwood atuando sem dublês. A parte final no Monte Eiger coberto de neve também é interessante, porém estas sequências não salvam o longa. 

3 comentários:

Unknown disse...

Um dos poucos filmes que não vi do Eastwood, mas parece não ser tão relevante assim.

Luís disse...

Toda aprodução de Eastwood anterior aos anos 90 é obscura pra mim. Vou procurar esse pra ver, mesmo não sendo assim tão bom.

Hugo disse...

Celo - O roteiro é ruim, infelizmente.

Luís - Antes de 90 a carreira de Clint Eastwood como diretor é irregular.

Abraço