domingo, 3 de junho de 2012

El Cid

El Cid (El Cid, EUA, 1961) – Nota 7
Direção – Anthony Mann
Elenco – Charlton Heston, Sophia Loren, Raf Vallone, Genevieve Page, John Fraser, Gary Raymond, Hurd Hatfield, Michael Hordern, Herbert Lom.

Este drama épico conta a história de Rodrigo Dias de Bivar (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que após poupar a vida de cinco emires é acusado de traição ao rei da Espanha, mas por sua conduta acaba ganhando o título de “El Cid”, algo como o justo. 

Em sua jornada, terá de reconquistar o amor de Jimena (Sophia Loren) após matar o pai desta em um duelo e será o responsável por unir espanhóis e mouros para defender o reino contra a invasão do Emir Ben Yussuf (Herbert Lom) que tinha como objetivo dominar a Espanha e matar todos os cristãos e mesmos os mouros que ficassem contra ele. 

Apesar da boa história e do sucesso que fez na época, o filme é extremamente longo (três horas de duração), com vários momentos monótonos e teatrais, principalmente nas cenas entre Heston e Sophia Loren. Os filmes com este tipo de tema feitos na época eram superproduções e em sua maioria com longa duração e centenas de figurantes, sendo que este “El Cid” não foge a regra e mesmo sendo um bom espetáculo com interessantes cenas de batalha, não consegue alcançar a força e prender a atenção como por exemplo “Ben-Hur” e “Os Dez Mandamentos”.


5 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Não tenho muito costume com os épicos. Às vezes fico com um pouco de preguiça já que geralmente são filmes intermináveis com mais de 3 horas de duração...

Gabi disse...

Sou fã de épicos, e já ouvi falar maravilhas desse. Sua excelente análise me deixou curiosa para conferí-lo, o que farei em breve! :)

Hugo disse...

Gilberto - Gosto de épicos, mas também preciso estar com vontade naquele dia para acompanhar estes filmes longos. Neste caso específico, a longa duração tira um pouco da força da história.

Gabi - A história é ótimo, mas como citei, o filme é um pouco longo.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Eu vi esse filme quando tava estudando Literatura Espanhola na faculdade.
Legal!

Hugo disse...

Bússola - O filme tem uma boa história, mas um ritmo irregular.

Abraço