domingo, 27 de maio de 2012

Tratamento de Choque & Click


Tratamento de Choque (Anger Management, EUA, 2003) – Nota 6
Direção – Peter Segal
Elenco – Adam Sandler, Jack Nicholson, Marisa Tomei, John Turturro, Luís Guzman, Kurt Fuller, Allen Covert, Lynne Thigpen, Woody Harrelson, Kevin Nealon, Krista Allen, January Jones.

Durante um vôo a trabalho, Dave Buznik (Adam Sandler) se desentende com uma comissária de bordo e acaba preso como se fosse um terrorista. Dave vai a julgamento e termina condenado a um tratamento de controle da raiva, que ficará a cargo do Dr. Buddy Rydell (Jack Nicholson). O que Dave imagina ser um tratamento comum, na realidade é um tratamento de choque. O Dr. Buddy passa a atormentar a vida de Dave, sempre o instigando a ficar nervoso, inclusive chegando a se mudar para casa do rapaz, dormir na mesma cama e até flertar com a bela namorada (Marisa Tomei). 

Esta comédia produzida numa época em que os atentados de 11 de setembro eram recentes, utiliza o medo dos americanos de um novo ataque terrorista como ponto partida e também em outras sequências, inclusive com uma participação de Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York. 

É a típica comédia em que as melhores cenas estavam no trailer, sendo elas as loucuras do personagem de Jack Nicholson, que se diverte aqui com seu repertório de caretas e maluquices. Estas cenas estão principalmente na primeira metade do filme, sendo que a parte final apela para o sentimentalismo esquemático. 

No geral é um filme comum de Adam Sandler, recheado de piadas sobre sexo, tendo o plus de contracenar com Nicholson, além de uma pequena e estranha participação de Woody Harrelson como um travesti. 

Click (Click, EUA, 2006) – Nota 6,5
Direção – Frank Coraci
Elenco – Adam Sandler, Kate Beckinsale, Christopher Walken, David Hasselhoff, Henry Winkler, Julie Kavner, Sean Astin, Jennifer Coolidge, Rachel Dratch, Jonah Hill.

O arquiteto Michael Newman (Adam Sandler) é um viciado em trabalho que dá pouca atenção a esposa (Kate Beckinsale) e ao casal de filhos. Numa noite quando ele se confunde com o controle remoto, resolve ir até uma loja comprar um controle universal. Na loja ele é atendido pelo estranho Morty (Christopher Walken), que entrega um controle especial. Em casa, Michael percebe que o aparelho pode controlar tudo, desde o latido do cães até acelerar o tempo. O que no início parece ser a solução dos seus problemas, logo mostrará a Michael sua vida no futuro, que poderá não ser aquilo que ele imagina. 

O tema de um pessoa comum receber um poder especial já foi utilizado no razoável “Todo Poderoso” com Jim Carrey, porém aqui o personagem de Adam Sandler não pode modificar os acontecimentos, mas apenas acelerar o tempo. 

O filme é irregular, tem algumas boas ideias como a crítica ao excesso de trabalho e a pressa exagerada, situação que muitas pessoas vivem no mundo atual, além de personagens interessantes como o impagável Christopher Walken e o chefão babaca vivido por David Hasselhoff. Em compensação, outros personagens são fracos, como a esposa interpretada pela bela Kate Beckinsale e o ridículo personal trainer enrustido feito por Sean Astin. 

O resultado é uma comédia com toques de melancolia que agrada razoavelmente.

5 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Dos filmes do Adam Sandler, acho esses dois os melhores da lista, os filmes antigos em que atuou são bem melhores que esses últimos em que ele tem feito...

Rafael W. disse...

Dois bons filmes, divertidos e agradáveis dentro do que lhe cabem ser. Bons textos!

http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/

Gilberto Carlos disse...

Adoro os filmes de Adam Sandler, apesar de ter odiado Cada um tem a gêmea que merece. Mas esses dois que você comenta são muito divertidos, em especial Click, que é o sonho de qualquer um: ter um controle para pular as partes ruins da vida...

Amanda Aouad disse...

Tinha até esquecido de Tratamento de Choque, lendo seu texto fui lembrando, hehe. São dois filmes interessantes do ator, junto com Como se Fosse a Primeira Vez, acho que Click é meu preferido. Mas, não são mesmo nenhuma obra-prima.

bjs

Hugo disse...

Marcelo - Os últimos são mais fracos, com certeza.

Rafael - Diversão sem compromisso e dentro do esperado.

Gilberto - A premissa de "Click" é bem interessante.

Amanda - De Sandler, gosto dos dois filmes que fez com Drew Barrymore. O "Como Se Fosse as Primeira Vez" que vc citou e o divertido "Afinado no Amor".

Abraço a todos