quarta-feira, 7 de março de 2012

O Pacto

O Pacto (Seeking Justice, EUA, 2011) – Nota 7
Direção – Roger Donaldson
Elenco – Nicolas Cage, January Jones, Guy Pearce, Harold Perrineau, Xander Berkeley, IronE Singleton, Jennifer Carpenter.

O professor Will Gerard (Nicolas Cage) é procurado por um estranho chamado Simon (Guy Pearce) na emergência de um hospital, quando sua esposa Laura Gerard (January Jones) está sendo atendida após ser violentada. Simon faz uma proposta para o desesperado Will. Ele diz fazer parte de uma organização que faz justiça por conta própria, em virtude de não acreditarem na justiça formal. Simon diz saber quem é o estuprador e que se Will aceitar, a justiça será feita, porém no futuro ele precisará fazer algo simples para pagar o favor. Mesmo indo contra seus princípios, Will aceita a proposta sem saber que em breve terá de pagar um preço alto pelo acordo. 

Em comparação com vários trabalhos ruins que Cage protagonizou nos últimos, estes filme é uma escolha melhor do ator, mesmo que o roteiro esteja recheado de clichês. 

A trama de vingança com as próprias mãos já foi abordada diversas vezes no cinema, tendo aqui como diferencial a boa direção do australiano Roger Donaldson, que apesar de uma carreira irregular, já fez bons filmes do gênero, como “Sem Saída” com Kevin Costner e Gene Hackman e “Treze Dias que Abalaram o Mundo”, sobre a “Crise do Misseís em Cuba”. 

Na minha opinião a falha é a reviravolta final no meio do clímax, mostrando no mínimo ingenuidade dos personagens de Cage e de Harold Perrineau. Este tipo de reviravolta é comum ao gênero, mas precisa ser bem pensada para não tirar a credibilidade de toda a trama.

5 comentários:

Rafael W. disse...

Outra bomba estrelada por Nicolas Cage, aposto.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Hugo disse...

Rafael - É melhor que seus últimos filmes.

Abraço

MarceloLeite disse...

Sou suspeito para comentar sobre Nicolas Cage, mas não acho seus ultimos filmes uma bomba, caça as bruxas é um terror que influencias anos 70 roger coman por exemplo. Furia Sobre Rodas eu achei sensacional, totalmente descompromissado e divertido. Refens foi um bom thriller.
Achei O Pacto excelente, não é original mas funciona bem!

Alysson disse...

to querendo ver mas ele ja tem uma fama de fazer filmes ruins nos ultimos anos. é bom Hugo??? eu curti muito o trailer.

Hugo disse...

Marcelo - Tb não sou do time que odeia Cage, assisti muitos filmes com ele e continuarei. Por exemplo, "Caça as Bruxas" é divertido, mesmo com diálogos engraçadinhos na boca de Ron Perlman.

Os outros dias que vc cita eu ainda não assisti.

Bom seria se Cage voltasse a trabalhar em filmaços como "A Rocha" e "Con Air".

Alysson - O problema é que Nicolas Cage já criou a fama de participar de filmes ruins. Isso atrapalha muito.

Este filme não é ruim, mesmo com um final clichê, a trama prende a atenção.

Abraço