domingo, 4 de março de 2012

John Rabe - O Negociador

John Rabe – O Negociador (John Rabe, França / China / Alemanha, 2009) – Nota 7,5
Direção – Florian Gallenberger
Elenco – Ulrich Tukur, Daniel Bruhl, Steve Buscemi, Anne Consigny, Dagmar Manzel, Jingchu Zang, Teruyuki Kagawa, Mathias Herrmann.

Em 1937, John Rabe (Ulrich Tukur) trabalha para empresa alemã Siemens, sendo encarregado da construção de uma represa em Nanquim na China. Após viver vinte e sete anos no país, Rabe recebe a notícia de que a empresa enviou seu substituto não para continuar o trabalho, mas sim para fechar a fábrica e parar a construção da represa. Isso ocorre no mesmo momento em que o exército japonês está invadindo a China com o objetivo de matar a maior quantidade de chineses possíveis. 

Escolhido pelo destino, Rabe se torna um líder ao dar refúgio a população chinesa na fábrica e tentar negociar a vida destes com os japoneses, tendo a ajuda de um diplomata alemão (Daniel Bruhl), um médico (Steve Buscemi) e uma diretoria de colégio (Anne Consigny). 

Este drama de guerra é baseado na história real de John Rabe, que pertencia ao Partido Nazista, mas não tinha idéia do que Hitler pretendia fazer, principalmente porque vivia longe da Alemanha há muitos anos. Rabe tentou salvar o máximo de chineses possíveis no que ficou conhecido como “O Massacre de Nanquim”, quando mais de trezentas mil pessoas morreram nas mãos dos japoneses. 

O filme é falado em alemão com um bom elenco internacional, tendo uma produção bem cuidada e a boa interpretação de Ulrich Tukur como Rabe. A curiosidade é ver o americano Steve Buscemi e os diálogos dos oficiais japoneses todos dublados em alemão, pelo menos na versão que eu assisti.

Nenhum comentário: