sexta-feira, 2 de março de 2012

Barton Fink - Delírios de Hollywood

Barton Fink – Delírios de Hollywood (Barton Fink, EUA, 1991) – Nota 7
Direção – Joel & Ethan Cohen
Elenco – John Turturro, John Goodman, Judy Davis, Michael Lerner, John Mahoney, Tony Shalhoub, Jon Polito, Steve Buscemi, David Warrilow, Richard Portnow.

Em 1941, o escritor Barton Fink (John Turturro) escreve uma peça teatral de sucesso em Nova York e recebe um convite para trabalhar como roteirista em Hollywood. Mesmo indeciso, ele acaba aceitando o convite, porém ao chegar em Los Angeles se depara com um mundo totalmente diferente. 

Ele que tinha o objetivo de escrever histórias sobre personagens comuns, recebe a missão de preparar o roteiro para um filme de luta livre, recebendo ordens do chefão do estúdio (Michael Lerner) para seguir todos os clichês possíveis. Angustiado e hospedado num hotel vagabundo, Barton acaba fazendo amizade com um vizinho de quarto, o amigável e estranho Charlie Meadows (John Goodman). 

Este filme dos irmãos Cohen é sem dúvida um dos seus trabalhos mais irregulares. Mesmo tendo personagens peculiares, como todas as obras da dupla e uma interessante idéia principal de fazer uma crítica a Hollywood do anos quarenta, quando os chefões dos grandes estúdios mantinham atores, atrizes, diretores e roteiristas sobre contrato e os obrigavam a seguir uma fórmula específica, a história perde um pouco o foco quando envereda para o gênero policial, com a investigação de dois assassinatos.

3 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Percebo, mas sinceramente adoro este lado mais absurdo dos Coen e adoro este filme.

Gilberto Carlos disse...

Adoro os irmãos Coen. Preciso ver esse filme.

Hugo disse...

Narrador - Tb gosto do estilo dos Irmãos Cohen, mas este filme considero que fico um pouco abaixo dos outros que assisti.

Gilberto - É uma filme original, com certeza.

Abraço