sábado, 18 de fevereiro de 2012

Palco de Ilusões

Palco de Ilusões (Punchline, EUA, 1988) – Nota 7
Direção – David Seltzer
Elenco – Tom Hanks, Sally Field, John Goodman, Mark Rydell, Kim Greist, Pam Matheson, Taylor Negron, Paul Mazursky, Damon Wayans.

Vinte anos antes da moda Stand Up chegar por aqui, este estilo de comédia já era famoso nos Estados Unidos e rendeu este pequeno filme que é um interessante misto de drama com comédia. 

A história tem como protagonistas, a dona de casa Lilah (Sally Field) e o jovem Steven (Tom Hanks). Lilah é casada e mãe de três filhos, mas tem como sonho se tornar comediante. O problema é que em suas primeira apresentações em clubes e bares ela não consegue fazer o público rir. Num destes locais ela conhece Steven, que também tenta se firmar como comediante, porém além da dificuldade normal da profissão, ele precisa enfrentar a oposição do pai que deseja que ele se torne médico assim como o irmão (John Goodman). Estas duas pessoas bem diferentes encontram nos problemas mútuos a forçar para tentar realizar um sonho. 

Hoje pode parece curioso, mas na época Sally Field era mais famosa que Tom Hanks, que começava naquele ano a ser reconhecido pela crítica como um bom ator, não apenas um comediante, principalmente após concorrer ao Oscar por “Quero Ser Grande”. 

O diretor David Seltzer tem diversos trabalhos como roteirista e outro filme ainda mais simpático e sensível, o drama adolescente “A Inocência do Primeiro Amor”. 

6 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Gosto muito desse filme. Ninguém naquela época imaginava que o stand up se tornaria tão popular por aqui.

Hugo disse...

Gilberto - Os gostos mudam, principalmente quando a grande mídia começa a dar destaque a um novo tema.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Esse sempre tive curiosidade, mas nunca vi.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um bom misto de drama e comédia que vale pela dupla principal.

Bjos

Lidiana Theodora disse...

Assisti hoje pela primeira vez,e nunca tinha ouvido falar desse filme,achei um ótimo filme, com ótimas atuações. Já é um dos meus preferidos do Tom Hanks.

Hugo disse...

Lidiana - Na época foi uma surpresa para a crítica a interpretação de Tom Hanks, que era considerando ainda apenas um comediante.

No mesmo ano, Hanks foi também indicado ao Oscar por "Quero Ser Grande". A partir daí sua carreira como grande ator deslanchou.

Abraço