quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mal dos Trópicos

Mal dos Trópicos (Sud Pralad ou Tropical Malady, Tailândia / França / Alemanha / Itália, 2004) – Nota 7
Direção – Apichatpong Weerasethakul
Elenco – Banlp Lomnoi, Sakda Kaewbuadee.

Desde que assisti o estranho “Tio Boonmee, que Pode Recodar Suas Vidas Passadas”, fiquei curioso em descobrir a filmografia do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, mais conhecido como “Joe”. Descobri e gostei de “Síndromes e um Século”, provavelmente seu filme mais normal, apesar de ser lento e contemplativo. 

Este “Mal dos Trópicos” tem os mesmos elementos que o diretor utiliza nos outros filmes, o contraste entre as vidas urbana e rural na Tailândia, uma bela fotografia que aproveita bem as florestas tailandesas e a integração entre homem, animal e natureza, através de lendas e simbolismos. 

O filme é dividido em duas partes. Na primeira, o soldado Keng (Banlop Lomnoi) está de folga do trabalho e se aproxima do jovem Tong (Sakda Kaewbuadee, ator habitual nos filmes de Joe). O que parece ser uma amizade, se revela uma história de amor. Na segunda parte a história vai para selva, onde o soldado Keng se separa do seu grupo para perseguir um tigre, que teria matado algumas vacas na região. Conforme uma lenda local, o tigre é representado por um homem, no filme representado pelo jovem Tong, que corre nu pela selva fugindo do soldado, porém aos poucos o perseguidor se sente acuado pela floresta e seus mistérios. 

Este filme venceu o prêmio do Jurí do Festival de Cannes em 2004 e por ser o primeiro trabalho de Joe que foi visto no ocidente, é considerado por muitos como seu melhor filme. Como eu assisti primeiro outros filmes, o impacto deste longa foi menor. Gostei mais de “Tio Boonmee” e principalmente de “Síndromes e um Século”, o que não tira a força deste trabalho, totalmente diferente em relação ao cinema ocidental.

4 comentários:

Kamila disse...

Nunca tinha ouvido falar deste filme. Pelo seu texto, parece ser interessante.

Hugo disse...

Kamila - É um filme com estilo bem diferente do cinema ocidental.

Abraço

Wagner P. da Silva disse...

Gostaria muito de ver esse filme, aonde consigo??

Hugo disse...

Wagner - É um filme complicado de encontrar. O mais fácil é procurar na net para baixar.

Abraço