quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Budapeste

Budapeste (Brasil / Hungria / Portugal, 2009) – Nota 4
Direção – Walter Carvalho
Elenco – Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Giovanna Antonelli, Ivo Canelas, Antonie Kamerling, Paola Oliveira, Débora Nascimento.

Pretensioso. É o adjetivo que cabe a este filme baseado no livro de Chico Buarque. Não li o livro e nem mesmo sou fã de Chico Buarque, mas fiquei curioso em relação ao filme em virtude de grande parte das cenas terem sido filmadas em Budapeste, a capital da Hungria, porém me decepcionei. 

A história tem como protagonista José Costa (o competente Leonardo Medeiros), um ghost writer que vive em crise por não ser reconhecido por seu trabalho, que tem ainda um casamento frio com a fútil jornalista Vanda (Giovanna Antonelli, linda com um belíssimo corpo, mas fraquinha como atriz). Suas únicas boas lembranças são de uma passagem rápida por Budapeste, cidade que ele vê como um local de poetas. Tentando encontrar algo diferente na vida, ele viaja para Budapeste onde se envolve com uma professora de húngaro (Gabriella Hámori), que o ajuda a aprender a língua local. 

Como grande parte dos críticos culturais aplaudem tudo que tenha o nome de Chico Buarque envolvido e também de outros nomes da MPB, esta se torna a única explicação para este filme não ter sido massacrado pela crítica. O resumo da história que tentei escrever é apenas parte de um filme chato, arrastado e repleto de personagens clichês, que exagera nas divagações e dramas existenciais do personagem principal nas suas idas e vindas entre Budapeste e Rio de Janeiro. 

O ponto alto para nós homens e a nudez total de várias atrizes, principalmente Giovanna Antonelli em cenas ousadas, além de rápidas participações de Paola Oliveira e Débora Nascimento. 

Voltando a um pouco de seriedade, outro ponto alto é a bela fotografia que utiliza bem os cenários naturais de Budapeste, mas isso é pouco para valer a sessão.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

O filme é cansativo mesmo, nem tinha necessidade de tantas cenas de nudez. Achei interessante também pela fotografia, dirigido por Walter Carvalho não poderia ser diferente, né? Com belas imagens e uma desconstrução interessante acaba sendo um rascunho do livro que realmente não tinha uma adaptação fácil.

bjs

Gonga disse...

Não conhecia este filme, e pela critica melhor nem conhecer.

abraço

Luís disse...

Embora seja muito fã de Chico Buarque, não li essa obra literária, embora queira muito! E também quero ver o filme...

Hugo disse...

Amanda - Infelizmente é um filme quer ser cult, atingir o chamado "público de arte" e acaba se tornando uma obra pretensiosa e vazia.

Gonga - Não recomendo.

Luís - Acredito que somente os fãs de carteirinha de Chico Buarque gostaram deste filme.

Abraço a todos

Hugo disse...

Amanda - Infelizmente é um filme quer ser cult, atingir o chamado "público de arte" e acaba se tornando uma obra pretensiosa e vazia.

Gonga - Não recomendo.

Luís - Acredito que somente os fãs de carteirinha de Chico Buarque gostaram deste filme.

Abraço a todos