terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dia 27 - Porrada (Melhor Cena de Violência)

Fervura Máxima (Lat Sau San Taam ou Hard Boiled, Hong Kong, 1992) – Nota 8,5
Direção – John Woo
Elenco – Chow Yun Fat, Tony Leung, Teresa Mo, Philip Chan, Philip Kwok, Anthony Wong.

Escolher a melhor cena de violência é complicado, somente nos filmes de Tarantino várias cenas poderiam ser escolhidas. Preferi buscar a resposta em um grande filme de John Woo ainda em Hong Kong. No seu país, Woo foi o responsável por vários filmes de ação sensacionais como “Alvo Duplo I e II”, “The Killer” e este “Fervura Máxima”, todos estrelados por Chow Yun Fat. 

Minha cena preferida é um tiroteio dentro de um hospital em chamas, onde Chow Yun Fat foge atirando para todos os lados com um bebê no colo, cena que foi copiada na produção americana “Mandando Bala” com Clive Owen. A trama tem como protagonista o policial “Tequila” Yuen (Chow Yun Fat) que após ter seu parceiro assassinado, se une a um policial infiltrado (Tony Leung) para destruir uma organização criminosa. 

A história é apenas um detalhe para sequências sensacionais de tiroteio e violência, personagens apontando armas cara a cara, cartuchos voando e muita câmera lenta, tomadas habituais nos filme de John Woo, principalmente em seus trabalhos em Hong Kong. 

O cinema de Woo é claramente influenciado pelo falecido Sam Peckinpah (“Meu Ódio Será Tua Herança” e “Tragam-Me a Cabeça de Alfredo Garcia”) o chamado “Esteta da Violência”, que primeiro utilizou a câmera lenta para filmar tiroteios sangrentos. Por outro lado, o trabalho de Woo também serviu de inspiração para diretores como Tarantino e Robert Rodriguez. 

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

ah! Muito boa! Tem fitas (as mais antigas de Hong Kong) Do Woo que deixei passar. Entretenimento de sábado à noite com muita ação!

Abs.

A Bola Indígena disse...

Esse de Jon Woo nunca vi, mas o The Killer é um clássico ! O que deu na cabeça dele para fazer filmes como o Hard Target e o Missão Impossível 2 ?

Cumprimentos

Hugo disse...

Rodrigo - Procure assistir, os filmes de John Woo em Hong Kong são adrenalina pura.

André - Infelizmente em Hollywood diretores talentosos como ele são obrigados a seguir regras dos produtores, o que muitas vezes estraga completamente o filme.

Abraço