segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dia 19 - O Melhor Faroeste

Era Uma Vez no Oeste (Once Upon a Time in the West, Itália / EUA, 1968) – Nota 10
Direção – Sergio Leone
Elenco – Henry Fonda, Claudia Cardinale, Charles Bronson, Jason Robards, Gabrielle Ferzetti, Paolo Stoppa, Woody Strode, Jack Elam, Keenan Wynn, Frank Wolff, Lionel Stander.

No oeste americano, Morton (Gabrielle Ferzetti) conhecido como Barão, tem planos de expansão da ferrovia e contrata o pistoleiro Frank (Henry Fonda) para matar um dono de terras (Frank Wolff) que se nega a vender seu terreno. Frank mata o sujeito e tenta incriminar outro bandido, Cheyenne (Jason Robards), porém ao mesmo tempo a viúva, Jill McBain (Claudia Cardinale) volta para casa tentando reaver as terras e um estranho sujeito conhecido como Harmônica (Charles Bronson) persegue Frank atrás de vingança. 

Um dos melhores westerns da história (meu preferido), dirigido por um dos maiores diretores do gênero, que apesar de ser italiano, se consagrou num gênero tipicamente americano, sendo quase uma ironia, porque na Itália foram produzidas centenas de cópias destes filmes, quase todos de pouca qualidade. 

O longa começa com um sensacional duelo na estação de trem, passa pelas grandes interpretações, principalmente de Henry Fonda no único papel de vilão que fez na carreira e de Charles Bronson como um sujeito calado, que apenas espera o momento da vingança, além da beleza de Claudia Cardinalle, o roteiro assinado pelos também diretores Dario Argento e Bernardo Bertolucci e a magnífica trilha sonora de Ennio Morricone, que usa e abusa da gaita que o personagem de Bronson toca durante todo o filme. 

Sergio Leone que vinha do sucesso da “Trilogia dos Dólares” com Clint Eastwood e aqui dá início a outra, a chamada “Trilogia da América”, que seguiria com o filme sobre a Revolução Mexicana “Quando Explode a Vingança” e seria finalizada com o também clássico “Era Uma Vez na América” com Robert DeNiro e James Woods. Grandes filmes de uma bela carreira que merecem serem vistos mais de uma vez.

11 comentários:

Unknown disse...

Filme maravilhoso mesmo, por acaso postei POR UNS DOLARES A MAIS no meu blog novo. Acessa lá e dá aquela força fazendo o de praxe :) Linkar, seguir, comentar. Linkei o teu já lá.

Abs!

http://espectadorvoraz.blogspot.com/

Fábio Henrique Carmo disse...

Belíssima escolha! Também seria a minha! Abraço!

Gilberto Carlos disse...

Muitas boas as suas escolhas nesse corajoso Meme. Concordo com quase todas elas. Abraços.

Unknown disse...

Oi Hugo,

Beleza de filme. Grande escolha.

Abraços

Pedro Pereira disse...

Clássico dos clássicos. Dá 10 a zero a qualquer western americano.



--
Pedro Pereira

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://auto-cadaver.posterous.com

Luís disse...

Oh, deus, eu preciso urgentemente assistir a esse filme, mas não sei por que eu não o faço logo! Parece ser ótimo

Hugo disse...

Celo - É outro grande trabalho de Leone.

Fábio - É a escolha de muitos cinéfilos.

Gilberto - Desafio complicado, mas estou conseguindo chegar ao final.

Dan - Valeu pela visita.

Pedro - Poucos filmes americanos tem a mesma qualidade.

Luís - Assista, com certeza irá gostar.

Abraço

Jefferson C. Vendrame disse...

Hugo, Não posso falar que não gosto pois não vi, mas sabe quando seu "santo" não bate com o de alguem? Pois bem, meu "santo" não bate com esses filmes "Spaguetti" assim como também não gosto dos demais filmes Europeus (Com raras excessões a alguns Ingleses)Meu Faroeste Preferido e creio que é de muitas pessoas é RASTROS DE ÓDIO, John Ford Era o Próprio DEUS desse gênero....

Abração

Hugo disse...

Jefferson - John Ford tem filmes sensacionais, mas este que citei mesmo sendo uma produção italiana, não perde em nada para os grandes clássicos americanos.

Abraço

E. SANCHES disse...

Para mim um dos dez melhores westenrs de todos os tempos.
Parabéns pela postagem.
www.bangbangitaliana.blogspot.com

Hugo disse...

Sanches - É um filmaço.

Abraço