segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Assassino à Preço Fixo - 1972 e 2011


Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, EUA, 1972) - Nota 7,5
Direção – Michael Winner
Elenco – Charles Bronson, Jan Michael Vincent, Keenan Wynn, Jill Ireland.

Arthur Bishop (Charles Bronson) é um assassino profissional que trabalha para uma organização criminosa. Um dia ele recebe a missão de matar se mentor e amigo Harry (Keena Wynn). Após concluir a missão, ele se aproxima do filho de Harry, o jovem Steve (Jan Michael Vincent) e começa a lhe ensinar o ofício de matar.

Este filme foi a primeira parceria entre o astro Charles Bronson e o diretor Michael Winner, que dois anos depois fariam seu maior sucesso, o clássico “Desejo de Matar”e ainda duas sequências deste filme e outro longa policial chamado “Jogo Sujo”.

Os destaques do longa são a relação quase de pai e filho entre Bronson e Jan Michael Vincent e o roteiro inteligente do também diretor Lewis John Carlino, que cria sequências interessantes de assasssinatos, até o final surpresa.

Assassino a Preço Fixo (The Mechanic, EUA, 2011) - Nota 7,5
Direção – Simon West
Elenco – Jason Statham, Ben Foster, Donald Sutherland, Tony Goldwyn, Mini Andem.

O assassino Arthur Bishop (Jason Statham) trabalha para uma organização especializada em eliminar pessoas por dinheiro. Quando Arthur recebe a missão de assassinar seu mentor, o veterano Harry (Donald Sutherland), ele fica em dúvida mas cumpre o acordo. No enterro, o filho de Harry, o encrenqueiro Steve (Ben Foster) se aproxima de Arthur para aprender o ofício, sem saber que seu pai fora assassinado pelo amigo. 

A grande diferença em relação ao original está nas cenas de ação. Naquele filme Bronson usava a criatividade para cometer os assassinatos, sem a correria e a adrenalina desta nova versão. 

Se o roteiro do original era melhor, principalmente pelo final bem bolado, que como já era esperado foi modificado aqui, este tem a seu favor as cenas de ação bem filmadas, principalmente a sequência dentro do hotel. 

Para completar, Jason Statham repete o papel do herói carrancudo, sua especialidade e Ben Foster o de sujeito desajustado. 

Nenhum comentário: