sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Do Inferno à Vitória & Operação Esmeralda


Do Inferno à Vitória (From Hell to Victory, EUA, 1979) – Nota 7
Direção – Umberto Lenzi
Elenco – George Peppard, George Hamilton, Horst Buchholz, Anny Duperey, Jean Pierre Cassel, Capucine, Sam Wanamaker, Lambert Wilson.

Em 24 de agosto de 1939, seis amigos de diferentes nacionalidades se encontram num café em Paris e combinam se retornarem ao mesmo local todo ano, sempre no mesmo dia de agosto. O problema é que em seguida explode a 2º Guerra e cada um dos personagens seguirá um caminho diferente. Dois se tornam agentes dos aliados (Geroge Peppard e George Hamilton), outro se torna oficial nazista (Horst Buchholz) e um francês (Jean Pierre Cassel, pai de Vincent Cassel) entra para resistência. 

Este interessante drama de guerra passou diversas na TV aberta nos anos oitenta e cumpre bem seu papel. Tem um bom roteiro que utiliza o conflito para colocar em questão se a amizade pode sobreviver a uma guerra. As boas cenas de suspense também prendem a atenção, mesmo que o longa seja protagonizado por canastrões famosos, como Peppard, Hamilton e Buchholz.

Operação Esmeralda (Code Name: Emerald, EUA, 1985) – Nota 7
Direção – Jonathan Sanger
Elenco – Ed Harris, Max Von Sydow, Horst Buchholz, Helmut Berger, Cyrielle Claire, Eric Stoltz, Patrick Stewart.

Em 1944 durante a 2º Guerra, o tenente Andy Wheeler (Eric Stoltz) é capturado pelos nazistas e se torna peça chave no quebra-cabeças do conflito. O tenente tem informações secretas sobre o Dia D, mas não cede mesmo sob tortura. Para tentar extrair as informações do oficial, os nazistas colocam em sua cela outro prisioneiro americano Gus Lang (Ed Harris) que para eles é um agente duplo. A questão é que Lang na verdade trabalha para os aliados e conseguiu se infiltrar no exército nazista como se fosse um traidor, com a missão de proteger a qualquer custos as informações sobre o Dia D. 

Este drama de guerra é baseado numa história real que virou livro na mão de Ronald Bass, que aqui assina também o roteiro, seu primeiro para o cinema, que abriu as portas para diversos outros trabalhos, inclusive para o roteiro vendedor do Oscar de “Rain Man”. 

O filme foi um fracasso na época do lançamento, mas tem uma história interessante, um bom roteiro e um elenco muito bom, que tem ainda o ótimo Max Von Sydow e os alemães Horst Buchholz e Helmut Berger, figuras conhecidas no cinema.

8 comentários:

B-Cine disse...

Olá Hugo.
Retornando com meu blog após um longo período de hibernação. Aind anão assisti esses dramas de guerramas após ler seus comentário sdeu muita vontade de conferir. Valeu a dica

Unknown disse...

ola eai blz curtu muito cinema se poder conheça meu blog tbm espero que goste se poder assine o feed e segue ok ! abçs clica para entra no site e seguir

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo,

Para mim esses dois filmes são desconhecidos mas pelo que percebi através de seu texto, tratam-se de dois filmes muito bons, não sou fã do cinema dos anos 60-80 mas sobre a segunda guerra vale a pena sempre dar uma olhada.

Parabéns pelo Post e pelo Blog, cada vez melhor.

Abração

Hugo disse...

B-Cine - Visitarei seu blog.

Filmes Mega - Valeu pela visita.

Jefferson - Este período rendeu grandes filmes que valem a sessão.

Abraço

Hugo disse...

B-Cine - Visitarei seu blog.

Filmes Mega - Valeu pela visita.

Jefferson - Este período rendeu grandes filmes que valem a sessão.

Abraço

Fábio Henrique Carmo disse...

Não conhecia estes filmes, Hugo. Gostei das dicas. Abraço!

Fábio Henrique Carmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo disse...

Fábio - São bons filmes para quem gosta do tema 2º guerra.

Abraço