quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dia 7 - Comédia Tonta Que Não Prejudica os Neurônios


A comédia pastelão americana dos anos trinta aos cinquenta, era protagonizada por grupos como "Os Três Patetas", "Os Irmãos Marx", "Abbott & Costello" e "O Gordo e o Magro". Começando um pouco antes, Chaplin e Harold Lloyd utilizavam também o humor físico. Os grupos citados foram se acabando no início dos anos sessenta, com o avançar da idade e o falecimento de alguns participantes. Nesta época, o grande nome da comédia era Jerry Lewis, que também fazia o tipo atrapalhado e se baseava no humor físico.

O início da mudança de estilo veio em 1968, quando Mel Brooks que havia criado em parceria com Buck Henry o seriado de sucesso "Agente 86", que parodiava os filmes de espionagem, resolveu levar seu estilo para o cinema e criou o sucesso "Primavera para Hitler". Nos anos seguintes Brooks transformou a paródia em gênero com filmes como "Banzé na Rússia", "Banzé no Oeste" e "O Jovem Frankenstein".

Em 1980, três jovens resolveram dar um passo a frente nas idéias de Brooks. O chamado "Trio ZAZ", Jim Abrahams e os irmãos Jerry e David Zucker criaram "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu", uma paródia devastadora aos filmes de suspense em avião. O trio ressuscitou a carreira de vários atores veteranos que estavam esquecidos, como Leslie Nielsen, Peter Graves, Lloyd Bridges e Robert Stack.

Ainda nos anos oitenta o trio se separou e cada um partiu para a carreira solo. Nesta postagem cito dois filmes de Jim Abrahams que são filhotes legítimos do estilo que ele ajudou a criar, mas que infelizmente se esgotou e hoje em dia é copiado da pior forma possível por vários diretores picaretas.

Top Gang – Ases Muito Loucos (Hot Shots!, EUA, 1991) – Nota 8
Direção – Jim Abrahams
Elenco – Charlie Sheen, Cary Elwes, Valeria Golino, Jon Cryer, Lloyd Bridges, William O'Leary, Kevin Dunn, Kristy Swanson, Efrem Zimbalist Jr, Bill Irwin, Heidi Sweedberg, Bruce A. Young, Ryan Stiles.

Topper Harley (Charlie Sheen) é um piloto traumatizado que foi afastado de seu posto e resolveu se isolar do mundo. Quando seu antigo comandante (um hilário Lloyd Bridges) solicita seu retorno para uma missão importante, Topper aceita e precisa enfrentar seus medos com a ajuda de um psiquiatra (a bela Valeria Golino). 

O filme é um engraçadíssima paródia de “Top Gun – Ases Indomáveis”, com direito a Charlie Sheen imitando os trejeitos de Tom Cruise naquele filme. Várias cenas se destacam, como a gozação em cima de “Nove e Meia Semanas de Amor”, quando Sheen frita até um ovo na barriga de Valeria Golino. O elenco de apoio também é hilário. Cary Elwes faz o rival de Sheen, Lloyd Bridges é o oficial com placas de metal por todo o corpo e Jon Cryer é um piloto que não enxerga um palmo a frente e usa uma óculos com lentes garrafais. 

O curioso é que Sheen e Cryer voltariam a se encontrar na série de sucesso “Two and Half Man”, sem contar a pequena participação de Ryan Stiles, que também atua na série.

Top Gang 2 – A Missão (Hot Shots! Part Deux, EUA, 1993) – Nota 8
Direção – Jim Abrahams
Elenco – Charlie Sheen, Lloyd Bridges, Valeria Golino, Richard Crenna, Brenda Bakke, Miguel Ferrer, Mitchell Ryan, Andreas Katsulas, Rowan Atkinson.

Esta sequência é uma verdadeira metralhadora de piadas que aponta principalmente para “Rambo II – A Missão”, com Charlie Sheen parodiano Stallone ao utilizar o mesmo corte de cabelo e a fita vermelha na testa. Para ajudar na piada, o filme tem até mesmo a participação de Richard Crenna, que interpretava o Coronel Trautman na série Rambo. 

A história começa com Topper Harley (Sheen) que está aposentado, sendo chamado de volta a ativa pelo agora presidente Thomas “Tug” Benson (Lloyd Bridges), seu antigo comandante na marinha, para resgatar um grupo de resgate (é isso mesmo) que foi aprisionado no Iraque. 

Novamente cenas hilárias, com direito a galinhas nas pontas de flechas e Sadam Hussein com peitos e marca de sutiã. É um dos casos em que a continuação é tão boa quanto o original.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Hugo, o primeiro é mesmo divertido, mas o segundo TOP Gang devo discordar de você, eu achei exagerado demais, com muita coisa boba. Agora diante de algumas coisas que temos visto, não prejudica tanto os neurônios mesmo, hehe.

bjs

Luís disse...

Eu me lembro de que tem uma cena maravilhosa na qual uma mulher se disfarça colocando uma pinta no rosto e acende um fósforo na perna. Eu me lembro de que meu pai assistia a esses filmes e eu, quando era pequeno, MORRIA de rir - em especial com essa mulher de que falei. Quero revê-los para saber se eu mantenho essa boa visão do filme, mesmo ele sendo escroto.
sahsaihOJSAJOihasih

Rodrigo Mendes disse...

Adoro ambos! Eu já ri demais e se rever darei mais risadas. A cena da galinha no 2 é antológica, rs!
Antigamente se fazia humor nonsense com mais amor e qualidade, creio que os filmes do passado tinham mais motivação para se fazer uma paródia, hoje em dia qual é a graça de zoar Crepúsculo? Recomendo o próprio!

Abs.

Gilberto Carlos disse...

Adoro as comédias pastelão. As minhas preferidas são as do grupo ZAZ.

Hugo disse...

A todos - Mesmo tendo defeitos, são filmes que fazem o espectador rir.

Abraço