quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Exorcista: O Início & Dominion: Prequel to the Exorcist


Pelo meu conhecimento, estes dois filmes podem ser considerados um caso único na história do cinema. A história começa quando o produtor James G. Robinson contrata o veterano diretor e roteirista Paul Schrader ("A Marca da Pantera") para dirigir um prequel sobre o clássico "O Exorcista". Ao término das filmagens, Schrader apresentou o filme ao produtor que o considerou lento e artístico demais para o gênero terror. Robinson demitiu Paul Schrader e disse que nunca lançaria o longa, além disso resolveu contratar o finlandês Renny Harlin ("Duro de Matar II" e "Risco Total") para refilmar toda a história com um novo roteiro. Como parte do elenco já tinha outros compromissos, alguns papéis mudaram de dono. Resultado, o longa foi um grande fracasso e por incrível que pareça, Robinson no ano seguinte decidiu desengavetar a obra de Schrader e a lançou direto no mercado de DVD para tentar recuperar o prejuízo.

Exorcista – O Início (Exorcist: The Beginning, EUA, 2004) – Nota 6
Direção – Renny Harlin
Elenco – Stellan Skarsgard, Izabella Scorupco, James D'Arcy, Remy Sweeney, Julian Wadham, Andrew French, Ralph Brown, Ben Cross, David Bradley, Alan Ford.

Em 1949 na cidade do Cairo no Egito, o ex-padre Lankester Merrin (Stellan Skarsgard) hoje trabalhando como arqueólogo, é convidado por Semelier (Ben Cross) para conhecer uma escavação no Quênia onde fora descoberta uma igreja enterrada no deserto. Chegando no local, Merrin é recebido pelo padre Francis (James D’Arcy), o nativo Chuma (Andrew French) e a médica Sarah Novak (Izabella Scorupco), que mostram uma igreja intacta e com figuras apontam para a baixo, ao contrário de uma igreja católica normal. Logo, estranhas mortes começam a acontecer, ficando claro que existe algo de maligno naquele local. 

A premissa é interessante, inclusive com o detalhe de mostrar o trágico passado do Padre Merrin durante a Segunda Guerra, porém no desenrolar da trama, o diretor Renny Harlin escolhe o susto fácil, inclusive com uma parte final que lembra em alguns detalhes o clássico “O Exorcista” de Friedkin. O resultado fica abaixo do que se poderia esperar.

Dominion: Prequel to the Exorcist (Dominion: Prequel to the Exorcist, EUA, 2005) – Nota 7
Direção – Paul Schrader
Elenco – Stellan Skarsgard, Gabriel Mann, Clara Bellar, Billy Crawford, Ralph Brown, Andrew French, Julian Wadham.

Após vivenciar uma situação extrema durante a Segunda Guerra, o padre Lankester Merrin (Stellan Skarsgard) se transformou em arqueólogo, sendo encarregado de uma escavação no deserto do Quênia. O Vaticano envia o padre Francis (Gabriel Mann) para supervisionar os trabalhos e logo descobrem uma igreja enterrada no deserta, porém ela está intacta e com símbolos virados para baixo. 

Ao mesmo tempo, a médica Rachel  (Clara Bellar) se espanta com a recuperação do deficiente Cheche (Billy Crawford), que é visto pelo nativos como amaldiçoado. Quando estranhas mortes começam a acontecer, um conflito entre nativos e soldados ingleses se torna iminente, mesmo que as causas das mortes possam ser sobrenaturais. 

Diferente da versão de Harlin, aqui Schrader dá maior ênfase a sugestão, misturando com algumas cenas violentas que se casam perfeitamente com a história. O prólogo durante a Segunda Guerra é angustiante e marca para sempre o personagem do padre Merrin. A falha do longa sãos os fracos efeitos especiais, que aparecem principalmente na igreja durante a parte a final e deixam um ar de filme B.

Na comparação, o filme de Schrader é superior ao longa de Harlin que fracassou merecidamente nos cinemas.


6 comentários:

Luís disse...

Eu honestamente quero reconferir O Exorcista - O Início e conferir o que viria a ser a primeira versão dele!

Achei curioso o modo como o "original", que foi substituído, potencialmente teria rendido mais interesses e melhores críticas.

Gilberto Carlos disse...

Hugo, obrigado por seguir o Gilberto Cinema. Também estou seguindo o teu blog e linkei ele lá. Abraços.

Rafael W. disse...

Exorcista - O Início é um lixo.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Hugo disse...

Luís - O filme de Schrader é melhor, mas não segue o estilo "sangue" que os produtores gostam para atrair os jovens, por isso o filme acabou descartado.

Gilberto - Valeu pela visita.

Rafael - Não considero tão ruim, mas poderia ser melhor.

Abraço a todos

Anônimo disse...

oi hugo eu tenho un sits aqui comigo podemos compartilhar? e outra coiza queria baixar emul pro xbox 1 ce saberia? me]avise abr...

Hugo disse...

Anônimo - Entendo pouco de games, infelizmente não posso te ajudar. Se o seu site for sobre cinema, deixe o endereço aqui.

Abraço