quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os Inquilinos

Os Inquilinos (Brasil, 2009) – Nota 7,5
Direção – Sergio Bianchi
Elenco – Marat Descartes, Ana Carbatti, Umberto Magnani, Ailton Graça, Cássia Kiss, Caio Blat, Lennon Campos, Andressa Néri, Cláudia Mello, Carlos Meceni, Leona Cavalli.

Valter (Marat Descartes) mora numa pequena casa num bairro pobre de São Paulo, ao lado de uma grande favela. Sua esposa Iara (Ana Carbatti) é um dona de casa que cuida do casal de filhos pré-adolescentes, fuma o dia inteiro e nada faz para melhorar de vida. Valter trabalha como carregador durante o dia e a noite tenta terminar os estudos no colégio. A vida simples e dura que ele leva, piora quando três jovens desocupados e barulhentos mudam para a casa ao lado, atazanando a vida de todos, principalmente a do velho Dimas (Umberto Magnani) que mora no mesmo quintal. 

Diferente dos demais filmes de Sergio Bianchi, aqui ele deixa de lado a crítica a classe alta e foca sua história na vida na periferia, onde por mais que a maioria dos moradores sejam honestos e trabalhadores, a difícil luta do dia a dia esbarra ainda na sensação de medo provocada pelos crimes e a violência, exarcebada ainda pela mída, aqui sendo mostrada através de inserções do programa policial do Datena. 

O destaque do elenco é a interpretação de Marat Descartes, ator desconhecido para o público que faz um sujeito trabalhador e inseguro, que precisa conviver com as pressões do trabalho onde é explorado pelo patrão, da esposa que cobra dele um enfrentamento com os vizinhos e por final o medo de não saber como defender sua família do ambiente onde vive. 

Como curiosidade, este ano assisti uma adaptação de “Ligações Perigosas” no teatro, onde Marat Descartes roubava a cena como Conde Valmont, papel que foi de John Malkovich no cinema e ofuscava a estrela global Maria Fernanda Cândido, bela mas fraquinha como atriz, que interpretava a Marquesa de Merteuil, papel de Glenn Close no longa de Stephen Frears.

3 comentários:

nightrider disse...

olá amigo!obrigado pelo comentário!sim,graveyard shift de stephen king eu conheço.lá fora o filme que eu postei tem outro nome também: CENTRAL PARK DRIFTER pra não causar confusão.esse é bem raro mesmo!

Gilberto Carlos disse...

Assisti esse filme no Festival de cinema de Goiânia em 2009, onde o diretor estava presente e conversou comigo e com uma colega. Foi muito bom ouví-lo... http://gilbertocarlos-cinema.blogspot.com/

Hugo disse...

Nightrider - Realmente não conhecia este filme.

Gilberto - Os filmes de Sergio Bianchi são críticas fortes a sociedade atual.

Abraço