sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Vencedor

O Vencedor (The Fighter, EUA, 2010) – Nota 8
Direção – David O. Russell
Elenco – Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo, Jack McGee, Mickey O’Keeffe.

Na pequena cidade de Lowell, Massachusets, o boxeador Micky Ward (Mark Wahlberg) tenta se firmar na carreira sendo treinado pelo seu meio-irmão, o ex-boxeador Dicky Edlund (Christian Bale). O problema é que Dicky é viciado em crack e vive da fama que conseguiu no passado quando derrubou o campeão mundial Sugar Ray Leonard durante um combate onde acabou derrotado. 

A ligação dos irmãos é forte, porém quando Micky se envolve com a garçonete Charlene (Amy Adams), percebe que precisa mudar o rumo da carreira, ficando difícil depender do complicado irmão para os treinamentos e da controladora mãe (Melissa Leo) como empresária. 

O diretor David O. Russell (do ótimo “Três Reis” também com Wahlberg) filmou este drama baseado numa história real com uma parte inicial que mostra uma família complicada e exagerada que atrapalha a vida de Micky, com destaque para a personagem ambiciosa de Melissa Leo e principalmente a atuação de Christian Bale como o ex-lutador decadente e falastrão. Por sinal, Bale tende a se sair melhor em papéis que fogem do lugar comum, como neste caso. 

Nesta primeira parte, uma equipe da ESPN acompanha Dicky que fala sem parar como se fosse um garoto deslumbrado, porém após o documentário ir ao ar, o foco da história muda completamente, se transformando num drama de frustrações e superação. 

Nos créditos finais podemos ver uma cena com os verdadeiros irmãos, deixando claro que a composição de Bale ficou muito próxima do personagem real.


8 comentários:

Roberto Simões disse...

Por acaso, ainda não o vi.

Roberto Simões
» CINEROAD «

Kamila disse...

"O Vencedor" é um filme muito legal. Curiosamente, bem diferente da temática dos outros filmes do David O. Russell. Acho que o ponto forte dele acaba sendo o elenco, que é sensacional, em todos os sentidos, sem nenhuma peça fraca.

! Marcelo Cândido ! disse...

Um bom filme com equilibradas e ótimas atuações !

Luís disse...

Não penso tratar-se de um grande filme, mas acho que as atuações são interessantes, principalmente no que diz respeito à Amy Adams e Melissa Leo, em dois grandes momentos de suas carreiras. Amy Adams, aliás, perdeu injustamente o Oscar, penso.

Fernando Fonseca disse...

Um filme que me emocionou muito. Gosto de filmes sobre boxe. As cenas das lutas são umas das melhores que já fizeram no cinema. A fotografia do filme ajuda na composição das cenas e torna uma das grandes surpresas de 2010.

Hugo disse...

Roberto - É um bom drama que vai além das lutas de boxe.

Kamila - O elenco está perfeito.

Marcelo - Bom filme.

Luís - O elenco inteiro está bem e as duas atrizes citadas são ótimas. Melissa Leo demorou para conseguir bons papéis e agora foi descoberto por Hollywood.

Fernando - Mesmo sendo um tema visitado muitas vezes pelo cinema, acabou gerando outro bom filme.

Abraço

Fábio Henrique Carmo disse...

É um filme, antes de tudo, sobre a família e consegue muito bem passar as dificuldades nestas relações que todos nós temos. Grandes atuações, Christian Bale merecia o Oscar só pela cena em que canta Bee Gees.Abraço!

Amanda Aouad disse...

Um bom filme, com sua principal força no elenco mesmo.

bjs