quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Mesa do Diabo

A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid, EUA, 1965) – Nota 8
Direção – Norman Jewison
Elenco – Steve McQueen, Edward G. Robinson, Ann Margret, Karl Malden, Tuesday Weld, Joan Blondell, Rip Torn, Jack Weston, Cab Calloway, Jeff Corey.

Este ótimo drama tem como tema principal a disputa do novo contra o velho, para saber quem é o melhor. Apesar do filme ter mais de quarenta anos o tema continua mais atual do que nunca, pois na velocidade em que sociedade se move, o novo está sempre querendo atropelar o velho em todos os sentidos, seja na tecnologia, nos produtos e até mesmo entre pessoas.

O filme se passa no anos trinta em Nova Orleans, quando o jogador de poquer Cincinnati Kid (Steve McQueen) é o grande nome das rodas de jogos clandestinos e há muito aguarda uma chance para jogar contra Lancey Howard (Edward G. Robinson), um veterano considerado o melhor jogador vivo. A chance aparece quando Lancey visita a cidade para jogar contra o milionário Slade (Rip Torn) e um outro jogador, Shooter (Karl Malden) arranja o tão esperado jogo para Cincinnati. 

O filme tem ainda como interesses românticos do protagonista a jovem Christian (Tuesday Weld) e a bela esposa de Shooter, Melna (Ann Margret). Os destaques do filme são o elenco de primeira, com McQueen e o grande Edward G. Robinson travando um duelo de palavras e gestos durante o jogo, o ótimo elenco de apoio que tem ainda Joan Blondell e um jovem Rip Torn, além do clima de suspense na batalha psicológica criada entre os jogadores.

2 comentários:

Unknown disse...

to com esse filme em Hd aqui um tempão, mas ainda não vi, parece ser bom mesmo. McQueen é o cara, idolo de infancia! Abração!

Hugo disse...

Celo - Steve McQueen foi um dos grandes nomes nos anos sessenta e oitenta.

Abraço