sábado, 12 de novembro de 2011

Homens em Fúria

Homens em Fúria (Stone, EUA, 2010) – Nota 7
Direção – John Curran
Elenco – Robert De Niro, Edward Norton, Milla Jovovich, Frances Conroy.

Jack Mabry (Robert De Niro) trabalha num presídio analisando o caso de cada detento após um determinado tempo de pena cumprida e dando um parecer para libertação ou não do sujeito. Gerald “Stone” Creeson (Edward Norton) cumpriu boa parte de sua pena e está sendo analisado por Jack. Percebendo que Jack não acredita em ninguém, Stone pede para sua esposa, a fogosa Lucetta (Milla Jovovich) se aproximar de Jack e convencê-lo a autorizar sua libertação. Ao mesmo tempo, Jack que está prestes a se aposentar, vive uma relação fria e distante com sua esposa Madylyn (a eterna sofredora Francis Conroy de “Six Feet Under”).  

É fácil entender porque o filme passou voando pelos cinemas, são vários fatores que ajudaram no fracasso. No Brasil, com certeza a tradução do título foi um dos motivos. Fica a impressão de que os produtores tentaram vender ao público um filme de suspense ou algo de gênero, esquecendo que a trama é sobre um drama profundo, que mistura relacionamentos, frustrações e até religião. O ritmo irregular e o final em aberto são outras situações que geralmente não agradam ao público comum. 

Os destaques são os diálogos entre De Niro e Edward Norton, que discutem sobre diversos assuntos pessoais e principalmente a atuação de Norton. Se De Niro está contido, Norton acerta em cheio ao criar um estranho sotaque e na mudança de comportamento do seu personagem durante o filme. 

Como citei, a veterana Francis Conroy repete o papel de mulher sofrida e a bela Milla Jovovich mostra que sabe atuar, depois de dedicar quase toda a carreira a filmes de ficção e ação, ela escolheu um interessante papel para mudar um pouco a imagem. 

Nenhum comentário: